quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Costa culpa imprensa pela crise (Tribuna da Imprensa há 40 anos

0 de junho de 1968

BRASÍLIA (Sucursal) - O presidente Costa e Silva fez um apelo à juventude estudiosa do País para a necessidade de refletir sobre as dificuldades da situação nacional que grupos inconformados procuram agravar e, assim, tentar abrir um fosso entre governadores e governantes, para o efeito de restaurar, em escala nacional, o estado de coisas abolido em 1964. Disse o marechal que "não tem o governo por que temer arruaças, mas tem por que defender a Nação contra a aventura e a desordem social".

Polícia transforma Porto Alegre em praça de guerra

Porto Alegre (Sucursal) - Na noite de ontem, verificou-se violento choque entre um grupo de estudantes, que tentava realizar uma manifestação contra a política educacional do governo federal e contingentes policiais, na Rua dos Andradas, nesta capital. Logo a seguir, a Cavalaria do Regimento Bento Gonçalves iniciou a "varredura" da área, transformando a cidade em praça de guerra.

O ambiente estudantil em Porto Alegre continuou tenso durante toda a noite, tendo a Secretaria de Segurança Pública proibido novas manifestações anunciadas para hoje. Os pontos considerados estratégicos da cidade estão fortemente policiados e o comandante da Polícia Militar expediu um comunicado conclamando os chefes de família a não permitir que seus filhos participem das manifestações.

Deputado desafia Gama a permitir acesso a arquivos

O secretário de Educação da Guanabara, deputado Gonzaga da Gama, foi desafiado, ontem, na Assembléia Legislativa, pelo deputado Mauro Werneck (Arena) a permitir o acesso do parlamentar aos arquivos daquela Secretaria, para que seja feita investigação nas concorrências realizadas sobre a construção de novas escolas, "pois assim comprovará minhas denúncias e mostrarei outras graves irregularidades".

Depois de acentuar que se os livros da Secretaria de Educação lhes forem franqueados, fatos estarrecedores serão revelados quanto às concorrências realizadas para a construção de novas salas de aulas, o parlamentar acrescentou que no caso de ser verdadeiro o convite que o sr. Gonzaga da Gama lhe fez, através do deputado Couto de Souza, "terei prazer de verificar plantas, preços, orçamentos, relacionados com as concorrências.

Dona Sara volta dos EUA e admite ser candidata em 70

A sra. Sara Kubitschek não quis falar sobre sua anunciada candidatura, em 1970, ao governo de Minas Gerais, ao chegar ontem ao Rio, procedente de Nova York, onde permaneceu quinze dias para um "check-up". Limitou-se a dizer "vamos ver", com um sorriso de aceitação. Para recebê-la, no aeroporto interrnacional Galeão, estiveram presente o ex-presidente Juscelino Kubitschek, sua filha Márcia, o genro Rodrigo e os dois netinhos.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Wladimir desafia ministro (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

28 de junho de 1968

Dizendo que as medidas oficiais anunciadas "não passam de um engodo", o líder estudantil Wladimir Palmeiras desafiou ontem o ministro Tarso Dutra para um debate no Fórum Universitário, a instalar-se em julho sobre as alterações no sistema educacional propostas pelo governo. "Ninguém de bom-senso acredita numa reforma de 48 horas". Wladimir promete que o povo vai voltar às ruas.

Sodré: passeata é lição para os administradores

A passeata dos estudantes, na Guanabara, já começou a desencadear as suas primeiras conseqüências políticas, que podem ser desdobradas na seguinte ordem:

1 - Liberação de verbas pelo marechal Costa e Silva, em favor de quase todas as Universidades;

2 - Declarações do sr. Abreu Sodré, em São Paulo, afirmando que o fato deve ser encarado como uma lição para a qual os administradores não podem ficar desatentos;

3 - Pronunciamento no Congresso Nacional, em que até parlamentares da Arena responsabilizam a inércia do governo como fator determinante da crise política;

4 - Repercussão na Assembléia Legislativa carioca, onde o movimento universitário é visto como uma reação às velhas estruturas do País.

Igreja apóia protesto em favor de eleições livres nos EUA

Nosso manifesto à ONU solicitando intervenção nos Estados Unidos da América do Norte em favor de eleições livres, com segurança de vida para os candidatos, alcançou o Mosteiro de São Bento, em Salvador, Bahia, de onde seu Prior - D. Jerônimo de Sá Cavalcante O.S.B - acaba de remeter-nos a seguinte carta de solidariedade e aplauso, datada de 20 do corrente.

"Nenhum acontecimento humano, tenha ele se processado perto ou longe de nós, é problema apenas de um homem só. Tudo quanto acontece na terra é assunto que diz respeito a todos os homens e particularmente a nós cristãos".

Arena estudará sugestões para o Plano Trienal

Senadores e deputados da Arena, através de comissões e subcomissões que serão formadas ainda no início do próximo mês, vão estudar o Plano Trienal do governo Costa e Silva, para apresentar sugestões nos setores de Infra-estrutura, Agricultura, Indústria, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Regional. Os entendimentos entre os parlamentares da Arena e o governo estão a cargo do ministro interino do Planejamento, sr. João Paulo dos Reis Veloso, por determinação do presidente da República ao próprio Helio Beltrão.

O interesse demonstrado pelos senadores e deputados em participarem da elaboração do Projeto Brasileiro de Desenvolvimento é de tal ordem, que a maior dificuldade dos líderes da Arena está na escolha dos integrantes das comissões e subcomisões, para evitar que estas se tornem numerosas e dispersivas.
Imprimir Indique para um amigo

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Marcha pacífica reúne mais de 100 mil na GB (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

27 de junho de 1968



Ao final de seis horas e meia de manifestações, das quais participaram mais de cem mil pessoas, os estudantes, professores, intelectuais, artistas, religiosos e populares decidiram voltar às ruas na próxima semana se o governo federal não libertar os colegas presos, reabrir o Restaurante do Calabouço, liberar verbas para as Universidades e levantar a censura sobre as artes.

A manifestação pacífica começou com uma concentração na Cinelândia, que se prolongou até as duas da tarde, quando a marcha saiu em direção à Igreja da Candelária. De lá, após um segundo comício, voltou para o Palácio Tiradentes, contornando pela rua Uruguaiana. De todos os edifícios por onde passaram os manifestantes caía uma chuva de papel picado, enquanto populares acenavam e batiam palmas das janelas.

Costa e Silva acompanha passeata dos estudantes

Ao encaminhar ao presidente da República as informações que recebia durante o desenrolar da manifestação estudantil de ontem, o ministro Gama e Silva, da Justiça, transmitia para Brasília sua opinião pessoal - que é também a do governo federal - sobre o comportamento dos manifestantes pelas ruas da cidade. Salientava o que houve em princípio, e que não ocorreram depredações, embora se abusasse do pichamento de prédios e ônibus, com o que se caracterizava o desrespeito pela propriedade particular. Lamentava, o titular da Pasta da Justiça que se tivesse permitido a queima de uma bandeira dos Estados Unidos assim como a exibição de faixa com dizeres ofensivos ao governo, inclusive nas mãos de freiras e padres.

Protesto contra a fome, guerra e terror já é universal

Cerca de 90 mil funcionários públicos iniciaram ontem greve de três dias, não obstante as medidas, extraordinárias de segurança, que entraram em vigência há duas semanas, precisamente para evitar a paralisação das repartições públicas. Também estão paralisados os cursos primários, secundários e superiores dada a decisão dos professores de não exercerem o magistério em protesto pelos baixos salários e pelas reduzidas verbas destinadas ao ensino. A agitação sindical, que teve uma trégua, ressurgiu subitamente poucas horas depois que o governo anunciou o congelamento dos vencimentos do funcionalismo durante o ano de 1969.

Brasil chega à África

LISBOA (Especial para a TRIBUNA) - Brasileiros e portugueses seguem irmanados para Lourenço Marques, em Moçambique, onde no domingo tem um encontro no Estádio Oliveira Salazar. É a rivalidade do futebol em jogo. Até há pouco tempo, os portugueses eram fregueses de caderno dos brasileiros, mas, de uns tempos para cá, a coisa mudou e a vitória tem bandeado para os dois lados. Na verdade a "rivalidade" não é tanta assim e a amizade sobrepõe-se a tudo.

Os jogadores brasileiros e portugueses viajam num avião da TAP, fazendo escala em Beira. Somente à noite, está prevista a chegada dessa longa viagem de dezoito horas de avião. Saindo de Portugal (Aeroporto do Sacavém pouco depois da meia-noite, avião alcançará Beira por volta das 15 horas, atingindo Lourenço Marques às 18 horas).

sábado, 25 de outubro de 2008

Professores decidem ir às ruas (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

25 de junho de 1968



Em assembléia-geral realizada ontem no Colégio André Maurois, os professores decidiram ainda participar da passeata-monstro que os estudantes realizarão amanhã, com partida da Cinelândia. Da manifestação tomarão parte também artistas, intelectuais, mães de família e religiosos. O Clube de Engenharia, a ABI e a Ordem dos Advogados distribuíram manifesto apoiando a luta estudantil e pedindo ao governo que cesse as violências.

Ceará: polícia fere quatro a bala

Quatro estudantes foram feridos a bala, dois deles gravemente, quando realizavam, em Fortaleza, comício de solidariedade aos colegas cariocas. O "governador" Plácido Castelo deu ordem à PM para empregar "a violência que for necessária para conter os estudantes". Paraná: Os universitários de Curitiba entraram em greve geral e saem às ruas hoje em passeata-monstro. A população teme que o movimento seja reprimido com violência.

Minas: Um popular ferido a bala por um policial e dezenas de estudantes espancados e presos - esse o saldo das manifestações de ontem em Belo Horizonte. São Paulo: Os estudantes paulistas realizaram diversas passeatas e comícios pelas ruas da capital, sem que a polícia interviesse. Com a oposição das lideranças, alguns universitários queimaram um carro oficial e depredaram o jornal "Estado de São Paulo".

Vitória de De Gaulle esmaga esquerda e PC

O presidente De Gaulle conseguiu ontem uma esmagadora vitória nas urnas, menos de um mês depois de ter estado a ponto de renunciar, em virtude de uma grave crise nacional. Centro e quarenta e dois de seus candidatos foram eleitos já no primeiro escrutínio das eleições legislativas, celebradas para renovar os 437 deputados da Assembléia Nacional dissolvida pelo chefe de Estado, no dia 30 de maio, em plena crise.

Observadores qualificados disseram ontem que a tendência do primeiro escrutínio se confirmará no segundo, no dia 30 de junho, os degaullistas conseguirão a maioria mais ampla que jamais tiveram desde que o general Charles De Gaulle assumiu o poder em 1958.

Tarso é criminoso por omissão, acusa o MDB-GB

Em nota oficial distribuída ontem, o MDB da Guanabara classificou de "criminosa" a omissão do ministro da Educação, sr. Tarso Dutra, salientando que aquela autoridade está "acintosamente inerte diante dos problemas que os estudantes equacionam". Depois de acentuar que "urge dar a mocidade resposta às suas indagações", o documento, firmado pelo presidente da seção da Guanabara do MDB, deputado Waldir Simões, manifesta sua "mais veemente condenação e repulsa ao ódio e à violência que ensangüentaram as ruas da cidade e proporcionaram, aos olhos do mundo, um espetáculo deprimente".

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Paulistas apóiam estudantes da GB e desfilam hoje (Tribuna da Imprensa há 40 anos

24 de junho de 1968


SÃO PAULO (Sucursal) - "Os últimos acontecimentos na Guanabara demonstram claramente o tipo de diálogo que o governo sugere". Estas são as palavras de um estudante durante a Assembléia Geral Universitária realizada em São Paulo, convocada e presidida pela UEE - União Estadual dos Estudantes. A reunião foi motivada pelos violentos acontecimentos, da semana passada, na Guanabara e que recebeu o aprovo de toda a população paulistana, principalmente dos universitários.

A Assembléia deliberou, por unanimidade, realizar uma passeata no dia de hoje, partindo de um ponto qualquer da cidade e que deverá contar com a participação das posições sindicais de São Paulo. Perto de 4 mil universitários participaram da Assembléia que decidiu denunciar, à população desta cidade, as atrocidades praticadas pelo governo federal e pela PM da Guanabara.

Professores vão ao MEC e jornalistas fazem pacto

Enquanto os professores universitários e secundários marcaram encontro para amanhã, no pátio do Ministério da Educação, quando pedirão ao ministro da Educação que inicie, de imediato, o diálogo com os estudantes, os jornalistas cariocas, ameaçados por oficiais da Polícia Militar, decidiram adotar posição conjunta nas coberturas de ruas. Os professores da Pontifícia Universidade Católica e da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizarão reuniões hoje nos recintos de suas faculdades, quando discutirão a suspensão das aulas determinada sábado e acertarão detalhes da concentração de mestres que realizarão no Ministério da Educação.

Governo espera que hoje seja dia de calma na cidade

O governo federal espera que até as 18 horas de hoje seja restabelecida, completamente, a ordem pública na Guanabara, tendo atribuído poderes especiais ao ministro Tarso Dutra, da Educação, para fazer contatos com o governador Negrão de Lima e os líderes estudantis mais representativos, visando a encontrar o caminho da tranqüilidade no estado. O ministro Gama e Silva da Justiça, que retorna esta manhã de São Paulo, onde passou o domingo, deverá se reunir novamente com o general Syzeno Sarmento, comandante do I Exército, para discutir as providências que poderão ser adotadas pelas Forças Armadas no caso de persistir hoje a movimentação de estudantes na rua.

Brasil perde outra vez

Bratislava (Especial para a TRIBUNA) - Duas bobeiras da defesa e dois pênaltis indiscutíveis não marcados pelo árbitro, levaram a seleção brasileira a perder pela segunda vez na Europa, ontem, frente à seleção da Tchecoslováquia. A contagem final de 3 x 2 para os locais bem que poderia também ser a favor dos visitantes. Duas falhas foram decisivas para abalar a estrutura do time ainda não amadurecido.

Depois do primeiro gol, Félix e Tostão se atrapalharam, sai o empate, desarticulando o time em ascenção. Na fase final, faz o segundo gol e cinco minutos após o goleiro Félix falha lamentavelmente no segundo gol empate para os tchecos. Bem, aí o time acentuou suas deficiências, e veio o gol da vitória para os locais. Não há dúvida que os tchecos lutaram bravamente pela vitória.

Mas, o juiz errava sistematicamente contra o Brasil e dois pênaltis não foram marcados: um do goleiro Viktor sobre Jair, agarrando o seu tornozelo depois de driblado e outro em Tostão, que matou a bola no peito e levou uma sarrafada aí o juiz marcou jogo perigoso da defesa.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Povo apóia estudante (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

23 de junho de 1968

A luta dos estudantes cariocas por melhor educação, mais verbas e professores foi fortalecida ontem com o apoio popular. Revoltados com a violência da PM e da DOPS contra os jovens, populares localizados em edifícios do Centro da cidade passaram a combater os policiais jogando garrafas, paus, pedras, cestas, enfim, tudo que lhes vinha às mãos, a fim de contrabalançar o uso de cassetetes, bombas, revólveres, fuzis e metralhadoras pela Polícia Militar.

Os incidentes de ontem deixaram um saldo de 6 mortos e 350 feridos, alguns em estado grave. Apesar de toda a brutalidade, os estudantes vão continuar protestando nas ruas até que o governo atenda às reivindicações da classe, conforme nota oficial divulgada esta madrugada.

Bonifácio nega plenário da Câmara para protestos

A bancada federal do MDB, continuava reunida, ontem à noite, na Câmara dos Deputados, em Brasília, acompanhando através do rádio e da televisão, bem como por telefonemas às redações dos jornais os acontecimentos de ontem na Guanabara. A deputada Ivete Vargas, depois de conhecida a decisão do presidente da Câmara, de negar o plenário para a realização de uma sessão de protestos contra as violências praticadas na Guanabara, disse que a Comissão Palamentar de Inquérito que apura os problemas estudantis convocará para depor em Brasília, ao início da próxima semana, o general Luiz França, secretário de Segurança do Estado da Guanabara.

Sindicato pede à França para deixar jornalista trabalhar

O sr. José Machado, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Guanabara, advertiu ontem o general Luiz de França Oliveira, secretário de Segurança, de que não deve permitir que os seus subordinados continuem atacando os jornalistas que fazem a cobertura dos acontecimentos estudantis, porque a entidade cumprirá rigorosamente a sua missão, obrigando a Polícia, com todos os meios de que dispõe, a respeitar os direitos daqueles que, por dever de ofício, não podem ficar alheios às ocorrências.

Seleção crescendo enfrenta tchecos

Bratislava (Especial para a Tribuna) - Rivelino garantiu a sua presença amanhã contra a Tchecoslováquia. O jogador vem fazendo sério tratamento com gelo no dorso do pé direito, melhorou bastante e o dr. Lídio Toledo assegurou a sua escalação. Esta foi a melhor notícia do selecionado brasileiro, às vésperas de cumprir o terceiro compromisso na Europa e Rivelino foi elogiado por todos pelo ótimo desempenho de quinta-feira contra os poloneses. O quadro ganhou mais movimentação e teve enormes progressos técnicos. Todos estão otimistas e esperam melhorar ainda mais. Sem dúvida, o quadro subiu de produção em relação ao jogo contra os alemães, mais ainda falta muito para chegar à forma ideal. É verdade que a semente está lançada e agora é só esperar pelos frutos.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Costa não vê motivo para suspender garantias (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

21 de junho de 1968


Figuras expressivas do governo asseguravam ontem que o presidente Costa e Silva não pretende suspender as garantias individuais consagradas na Constituição para conter o ímpeto das manifestações estudantis que ocorrem na Guanabara e em outros pontos do País, pois a administração federal se sente em plena condições de cumprir sua missão político-institucional.

Na esfera militar, figuras de responsabilidade no I Exército voltaram a preconizar a abertura do diálogo entre as autoridades e os estudantes para solução dos problemas colocados pela crise da Universidade brasileira, advertindo que as Forças Armadas jamais poderão permitir o advento de uma situação caótica".

Kuriz condena agressão de Deraldo a jornalista da TI

O deputado Ciro Kuriz (MDB) pronunciou discurso, ontem, da tribnuna da Assembléia Legislativa, repudiando a atitude do delegado Deraldo Padilha, que prendeu o jornalista Wilson Corrêa, da TRIBUNA, sem nenhuma justificativa, quando se encontrava, terça-feira passada, num bar à Avenida Atlântica, ao lado da TV-Rio. Denunciou que o governo Negrão de Lima e o general Luiz de França Oliveira, secretário de Segurança Pública, estão coniventes com a ação do delegado Deraldo Padilha, tachando o trabalho do policial como "violento, arbitrário e discriminatório".

Deputado quer Moreira Salles no inquérito da Dominium

Em pronunciamento feito, ontem, na Assembléia Legislativa da Guanabara, o deputado Silbert Sobrinho (MDB) voltou a elogiar a campanha da TRIBUNA para que sejam apuradas as responsabilidades na concordata fraudulenta da Dominium S/A e leu em plenário o artigo publicado, ontem, sob título "Diretoria Quis Mesmo o Fim da Dominium", salientando que "esses ladrões precisam ir para a cadeia".

O parlamentar pediu que sejam ouvidos em inquérito policial que se instalou no DFSP, os dirigentes do Banco Central e todo o grupo da DELTEC, "principalmente este inefável Walter Moreira Sales, das colunas sociais e dos grandes negócios do café, pois, na realidade, eles desejam entregar a Dominium a grupos estrangeiros, à General Foods, de origem americana, possuidora de 80% do mercado do café, em todo o mundo".

Botafogo foi transformado em campo de concentração

A impressão que se tem ao ver um Rio sob a lei do cão é a de que os governantes perderam a razão, e já não raciocinam como seres humanos. O espancamento indiscriminado e odiento, o pisoteamento de jovens e velhos, o lançamento de bombas sobre até mulheres grávidas, as cenas lamentáveis e de selvageria ontem no campo do Botafogo, a princípio nos levam a crer que o Rio de Janeiro recuou no tempo, e teve sua história modificada abruptamente: alguns beleguins, às ordens de um governo omisso, se apossaram da Cidade e querem fazer dos habitantes objeto de suas aberrações patológicas.
Imprimir

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Manifestação estudantil deixa Forças Armadas de prontidão

20 de junho de 1968


Autoridades do governo federal revelaram ontem que as Forças Armadas não pretendem interferir, pelo menos até segunda ordem, para fazer cessar a repressão desordenada que a Polícia Militar da Guanabara está adotando o pretexto de dissolver manifestações estudantis, porque também possuem informações de que o movimento faz parte de um plano nacional visando à ocupação, pelos estudantes, até a primeira semana de julho, de todos os estabelecimentos secundários do País.

Apesar dessa disposição, numerosos contingentes da Marinha (Fuzileiros Navais), do Exército e da Aeronáutica entraram, no fim da tarde de ontem, de sobreaviso e se mantiveram nos quartéis em estado de alerta permanente, além de várias viaturas da Marinha e do Exército, conduzindo alguns pelotões, terem realizado durante toda a tarde sucessivas viagens de reconhecimento.

Ministro confessa: a Petrobras já não é intocável

- A Petrobras não é intocável nem perfeita, e o governo, embora não pretenda ampliar, também não pretende extinguir o monopólio estatal do petróleo, cujo saldo, entre vantagens e desvantagens, é positivo - disse, ontem, em Salvador o ministro Costa Cavalcanti, das Minas e Energia. Ao mesmo tempo, em Brasília, discursando na Câmara, o deputado Mateus Schimidt (MDB-RS) denunciava "um estranho decreto do marechal Costa e Silva, pelo qual se permite a empresas até a entidades governamentais estrangeiras a prospecção geofísica da plataforma continental brasileira".

Intervenção da ONU em favor de eleições livres nos EUA

A morte de Robert Frances Kennedy, como a de seu irmão John Fitzgerald Kennedy, a de Abraham Lincoln e a de dois outros presidentes dos Estados Unidos da América do Norte, um no final do século passado e outro no começo deste, não resultou de ato desatinado de caçador de notoriedade ou mero impulso pessoal de um louco, como certos grupos interessados pretendem fazer crer. Essa tentativa de "tapar o sol com a peneira" se justifica de um certo ponto de vista "patriótico", como meio - para usar expressão hipócrita da velha China dos mandarins - de "salvar a face" do país, visivelmente conturbado.

Botafogo garantiu jogo e vai de Cruzeiro

Botafogo vai mesmo a Belo Horizonte no domingo para jogar com o Cruzeiro, viajando a delegação no dia do jogo pela manhã e retornando após a partida, que terá a renda dividida. Por causa do amistoso, o técnico Zagalo transferiu, de hoje para amanhã, o coletivo-apronto, quando escalará a equipe, que deverá ter Nei e Afonsinho no meio-campo e Parada e Humberto no ataque. Ontem, Luís Henrique dirigiu um individual durante 20 minutos, sendo poupado o ponteiro esquerdo Paulo César, que sente dores musculares. A formação da delegação será conhecida amanhã.

sábado, 18 de outubro de 2008

Devassa em SP: Dominium (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

18 de junho de 1968


O deputado Lurtz Sabiá começou a levantar os nomes das pessoas e das organizações que estão por trás das concordatas. Autor do requerimento da CPI que vai apurar o caso da Dominium e suas implicações na vida do País, ele quer ir mais adiante. Já descobriu quem é o mentor desses processos e está juntando todos os fatos relacionados com a matéria para determinar quais os amigos, dentro e fora do governo, que estão assegurando a impunidade, até agora, dos diretores da Dominium.

Entre outras coisas, já descobriu que há ligações de família entre um diretor de um banco, comissário da concordatária e um dos diretores. Quer ir mais adiante e não vai parar. Suas primeiras conclusões vão publicadas na última página desta edição. Ainda sobre a Dominium: viajou ontem para São Paulo o encarregado do inquérito que vai desvendar a concordata dessa empresa.

Coração de João bate melhor

Vinte e quatro dias após trocar de coração, o boiadeiro João está entre a vida e a morte, alimentando-se de sôro e respirando numa tenda de oxigênio. O dr. Jesus Zerbini e sua equipe informaram, às últimas horas da noite de ontem, que o primeiro brasileiro de coração transplantado "resiste de forma adequada", mas admitiram que ele "enfrenta a fase mais aguda da rejeição". Num esforço para salvá-lo, o dr. Zerbini autorizou doses maiores de imunizantes.

João Boiadeiro voltou ao seu quarto esterelizado, onde permanece inteiramente isolado. Diante do agravamento do estado de saúde do seu paciente, Zerbini cancelou a conferência que faria hoje no Rio. Enquanto isso, o professor Campos Freire retirou os rins originais da sra. Mercedes Escudero e ela passa bem.

Costa cassa direitos políticos de 55 Testemunhas de Jeová

O presidente Costa e Silva cassou definitivamente os direitos políticos de 55 cidadãos, baseando-se no art. 144 da atual Constituição, e atendendo aos termos da exposição de motivos que lhe encaminhou o ministro Gama e Silva, da Justiça. Todos os atingidos são "Testemunhas de Jeová" que se negaram a prestar serviços às Forças Armadas" por motivos religiosos".

A relação dos novos cassados foi publicada no Diário Oficial do dia 10, que circulou ontem na Guanabara, e atinge a pessoas residentes na Guanabara. São Paulo, Minas Gerais, Estado do Rio, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Departamento de Justiça do Ministério vai fazer, nas próximas horas, a comunicação aos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais.

EUA já admitem a coalizão

Os Estados Unidos já admitem a formação de um governo de coalizão com o Vietcong, embora continuem contrário ao controle do Vietnã do Sul pelos comunistas. Declaração nesse sentido foi feita ontem pelo embaixador americano em Saigon, Ellsworth Bunker, ao receber oficiais sul-vietnamitas. Em Paris, as negociações de paz continuam estacionárias, sem que o delegado dos EUA, Averell Harriman, tenha conseguido modificar a exigência do Vietnã do Norte de suspensão dos bombardeios.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Sucessão já empolga todos os escalões (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

17 de junho de 1968

Embora o marechal Costa e Silva ache cedo para tratar da sucesão presidencial - por considerar que o debate é altamente prejudicial aos interesses da Nação - alguns dos que ambicionam o posto já se encontram em franca atividade. O general Mourão Filho, presidente do Superior Tribunal Militar, um dos candidatos em potencial, ainda recentemente foi ao Sul do País numa operação que tem como objetivo imediato inspecionar as Auditorias Militares, mas que o beneficiou publicamnte.

Jesus tenta salvar boiadeiro de nova crise do coração

SÃO PAULO (Sucursal) - O estado de saúde do boiadeiro João Ferreira da Cunha, que até a manhã de sábado era considerado excelente, já à tarde, começou a agravar-se, com o aparecimento dos primeiros problemas de ordem circulatória, além de uma crise de dispnéia, mobilizando todas as equipes médicas e cirúrgicas do Hospital das Clínicas. A noite, entretanto, o Hospital informava que João começava a recuperar-se da irregularidade circulatória. Mas, pela madrugada tornou a agravar-se o seu esado de saúde, com ameaças de entrar em coma e o coração parou.

Com os professores Jesus Zerbini e Luís Decourt à cabeceira do paciente, foram-lhe feitas massagens e aplicação de uma série de medicamentos, até que o órgão, voltou a pulsar. Os médicos, todavia, consideraram "extremamente grave" o estado do paciente, esta manhã.

Grande Otelo diz que continua nos primeiros dias

Grande Otelo completa 35 anos de atividades artísticas afirmando que todo esse tempo compensou, mas que ainda não teve senão a metade do rendimento que espera obter do seu trabalho como ator tragi-cômico. Por isso, propôs-se consigo mesmo a uma evolução que lhe possibilite melhor atuação - "alguma coisa mais séria" - no cinema e no teatro. Ele acentua que não pretende mais fazer televisão, de onde se encontra afastado já há alguns meses e da qual tem queixas, relacionadas com a forma de contratação por dependência de empresário.

O intérprete de mais de sessenta filmes e dezenas de peças teatrais encara com muito entusiasmo e reconhecimento a homenagem que a Assembléia Legislativa da Guanabara vai prestar-lhe, uma vez que acredita que a promoção o ajudará como trampolim para consseguir aquilo que crê a realização dos objetivos de um ator.

Seleção começa perdendo

A seleção brasileira de futebol começou perdendo na Europa diante dos alemães, para a decepção de milhares de brasileiros que ficaram de rádio colado ao ouvido para acompanhar o que seria o início da nossa reabilitação. Em compensação, no Mineirão, sem Tostão, que fez o único gol do Brasil o Cruzeiro derrotou os alemães do Aschen por três a dois.

Apesar de contar com Pelé, o Santos voltou a ser derrotado no exterior, agora para uma equipe de Zurique. A derrota da seleção poderia ser maior. O time andou mal, sem cobertura na defesa e muito frágil no ataque, enquanto os alemães repetiam sempre a mesma jogada, sem que o velho Aimoré se desse por conta. Agora, nossos adversários serão os poloneses.

Sucessão já empolga todos os escalões

17 de junho de 1968

Embora o marechal Costa e Silva ache cedo para tratar da sucesão presidencial - por considerar que o debate é altamente prejudicial aos interesses da Nação - alguns dos que ambicionam o posto já se encontram em franca atividade. O general Mourão Filho, presidente do Superior Tribunal Militar, um dos candidatos em potencial, ainda recentemente foi ao Sul do País numa operação que tem como objetivo imediato inspecionar as Auditorias Militares, mas que o beneficiou publicamnte.

Jesus tenta salvar boiadeiro de nova crise do coração

SÃO PAULO (Sucursal) - O estado de saúde do boiadeiro João Ferreira da Cunha, que até a manhã de sábado era considerado excelente, já à tarde, começou a agravar-se, com o aparecimento dos primeiros problemas de ordem circulatória, além de uma crise de dispnéia, mobilizando todas as equipes médicas e cirúrgicas do Hospital das Clínicas. A noite, entretanto, o Hospital informava que João começava a recuperar-se da irregularidade circulatória. Mas, pela madrugada tornou a agravar-se o seu esado de saúde, com ameaças de entrar em coma e o coração parou.

Com os professores Jesus Zerbini e Luís Decourt à cabeceira do paciente, foram-lhe feitas massagens e aplicação de uma série de medicamentos, até que o órgão, voltou a pulsar. Os médicos, todavia, consideraram "extremamente grave" o estado do paciente, esta manhã.

Grande Otelo diz que continua nos primeiros dias

Grande Otelo completa 35 anos de atividades artísticas afirmando que todo esse tempo compensou, mas que ainda não teve senão a metade do rendimento que espera obter do seu trabalho como ator tragi-cômico. Por isso, propôs-se consigo mesmo a uma evolução que lhe possibilite melhor atuação - "alguma coisa mais séria" - no cinema e no teatro. Ele acentua que não pretende mais fazer televisão, de onde se encontra afastado já há alguns meses e da qual tem queixas, relacionadas com a forma de contratação por dependência de empresário.

O intérprete de mais de sessenta filmes e dezenas de peças teatrais encara com muito entusiasmo e reconhecimento a homenagem que a Assembléia Legislativa da Guanabara vai prestar-lhe, uma vez que acredita que a promoção o ajudará como trampolim para consseguir aquilo que crê a realização dos objetivos de um ator.

Seleção começa perdendo

A seleção brasileira de futebol começou perdendo na Europa diante dos alemães, para a decepção de milhares de brasileiros que ficaram de rádio colado ao ouvido para acompanhar o que seria o início da nossa reabilitação. Em compensação, no Mineirão, sem Tostão, que fez o único gol do Brasil o Cruzeiro derrotou os alemães do Aschen por três a dois.

Apesar de contar com Pelé, o Santos voltou a ser derrotado no exterior, agora para uma equipe de Zurique. A derrota da seleção poderia ser maior. O time andou mal, sem cobertura na defesa e muito frágil no ataque, enquanto os alemães repetiam sempre a mesma jogada, sem que o velho Aimoré se desse por conta. Agora, nossos adversários serão os poloneses.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Piva vê elementos do governo na contra Petrobras (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

16 de junho de 1968

BRASÍLIA (Sucursal) - O deputado Mário Piva (MDB-BA) denunciou, ontem, na Câmara Federal, "figuras de relevo no governo atual e no anterior envolvidas na trama para liquidar a Petrobrás". Acusou também membros das administrações regionais da empresa, inclusive superintendentes que insuflam greves e "operações tartarugas com o objetivo de desacreditar o monopólio estatal". Lamentou o deputado que, após tantas lutas, no curso das quais "o idealismo, força de vontade, o patriotismo e dedicação dos operários foram o inestimável sustentáculo para a consolidação do princípio do monopólio estatal de petróleo, através do fortalecimento da Petrobrás, pretendam, agora, destruir o patrimônio material do País".

Dizendo da "necessidade de união das forças para evitar a decadência da maior empresa da América Latina", perguntou o deputado Mário Piva: "Onde está o princípio de Segurança Nacional, invocado para coibir manifestações estudantis, evitar movimento político e, até, embora inconstitucionalmente, fixar aluguéis? Qual o conceito de Segurança Nacional que permite às autoridades brasileiras assistirem, quando não comprometerem-se por omissão, ao descrédito do monopólio estatal do petróleo".

Governo já processa quem divulgou aumento do dólar

O SNI informou às autoridades econômico-financeiras que o radialista Vicente Leporaça divulgou no programa "Trabuco", da Rádio Bandeirantes, uma suposta decretação de aumento da taxa do dólar. Em conseqüência, o jornalista foi enquadrado no Artigo 14 da Lei de Segurança Nacional. Ao mesmo tempo, um grupo de empresários ligados à indústria e dirigentes da Associação Comercial alertaram os empresários nacionais para a necessidade de uma mobilização contra a máquina montada por grupos estrangeiros para desvalorizar o cruzeiro e desacreditar as autoridaes governamentais.

Censura fiscaliza TV para evitar ataques ao governo

Em reunião realizada na tarde de ontem com os representantes de todas as estações de rádio e TV da Guanabara, o presidente do Contel, sr. João Aristides Wiltgen, comunicou que a partir da próxima semana as entrevistas, reportagens e programas humorísticos de televisão serão submetidos à censura, antes de sua apresentação.

Esta medida já entrou em vigor em São Paulo, onde o chefe do gabinete do ministro das Comunicações esteve reunido com os detentores de canais, e objetiva evitar, principalmente, que o governo seja censurado nas entrevistas, ou as Forças Armadas nas reportagens e, ainda, as piadas de duplo sentido nos programas humorísticos.

Segundo o chefe de gabinete do Ministério das Comunicações, os próprios diretores da TV paulista solicitaram ao Contel uma orientação a respeito dos quadros de humor, "pois se consideram incapazes de impedir que determinados atores introduzam `cacos' nos textos".

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Câmara examina pedido para expulsar D. Hélder do Recife



14 de junho de 1968


RECIFE (Sucursal) - D. Hélder Câmara manteve ontem longa palestra com o comandante do IV Exército, general Souto Malon, dizendo ao sair que a visita fora apenas "de cortesia". Hoje, a Câmara Municipal examinará o requerimento do vereador Wandenkolk Wanderley, que pede a expulsão do padre francês Comblin do País e o afastamento de D. Hélder do Nordeste. Mais tarde, o arcebispo de Recife e Olinda disse que pessoalmente nada teme, mas se preocupa pelo padre Comblin, "que por sua condição de estrangeiro poderá ser banido pelo povo, ao final das contas o maior prejudicado se o País perder a colaboração de um sacerdote da estatura deste que querem expulsar".

Falência do Grupo Carreteiro ainda pode levar implicados para a
cadeia

A falência fraudulenta dos estaleiros do grupo Carreiteiro, cujo montante de débitos eleva-se a mais de NCr$ 2 milhões, dos quais dois terços são devidos à União e aos ex-empregados, poderá voltar à tona, levando os principais implicados para a cadeia. O escândalo foi objeto de investigações por parte de autoridades do 1º Distrito Naval, que chegaram a determinar a instauração de um inquérito policial militar, onde foram ouvidos todos os implicados. Graças à conivência de alguns setores jurídico-administrativos do Estado do Rio e o poderio econômico do grupo, o processo foi arquivado.

Delfim desmente o aumento do dólar

O ministro Delfim Netto desmentiu as notícias divulgadas pela imprensa do País de que o dólar esteja para aumentar. Abordado ontem em São Paulo, o ministro Delfim Netto declarou que o governo vai processar os jornais que "vêm alarmando o País com boatos infundados". Assegurou o ministro Delfim Neto que o governo não cogitou e nem está pensando em aumentar a taxa de câmbio, frisando que "há vários dias certos jornais vêm divulgando notícias sem nenhuma procedência.

O governo não poderá mais tolerar este abuso - disse -, medidas enérgicas serão tomadas para conter esses boatos, inclusive processo policial". As informações sobre a elevação do dólar foram divulgadas originalmente há mais de 20 dias e se fortaleceram em razão do silêncio do ministro Delfim Netto, que não quis explicar por que não disse nada sobre o assunto.

Djalma ganha um big almoço

Cerca de 500 convidados entre desportistas, cronistas e repórteres foram ontem à Churrascaria Tijucana para homenagear o velho Djalma Santos, depois de o jogador se despedir da seleção brasileira com mais de 100 partidas internacionais. Ambiente de festa, o churrasco, fritas, lingüiça, o carré e a salada, e também o discurso na sobremesa. Único orador, o "ministro" João Lira Filho, soltou frases de efeito e algumas citações filosóficas em francês.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dominium vai dar em cadeia (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

13 de junho de 1968


A Polícia Federal recebeu ordens diretas da Presidência da República para que inicie, imediatamente, o inquérito que apurará a extensão do crime de estelionato das diretorias das fábricas Dominium e Ad Valorem. Um relatório minucioso sobre o assunto, elaborado pelo procurador-geral da Fazenda, já foi encaminhado à Polícia Federal, cuja Delegacia em São Paulo acompanhará todo o desenrolar do processo dentro de rígidos padrões de comportamento. Informou-se ontem que não são verdadeiras as notícias de que um grupo do Nordeste havia comprado a Dominium. "O governo não pode vender aquilo que não possui" - declarou um porta-voz dos círculos econômico-financeiros.

Militares vêem Educação como problema número um

Militares alinhados com o pensamento do comandante do I Exército e do ministro do Interior, Syzeno Sarmento e Afonso Albuquerque, estão preocupados com o agravamento do problema de Educação no País. Eles consideram que o governo deve conferir absoluta prioridade ao assunto e procurar uma aproximação efetiva com os jovens, cuja insatisfação, resultante da inoperância, está se transformando em fonte de inquietação.

De Gaulle manda fechar organizações estudantis

O líder do movimento universitário francês, Daniel Cohn Bendit, e os dirigentes estudantis Juvqués Sakvageot e Alain Geismar pediram ontem asilo político na Inglaterra. De Gaulle resolveu dissolver todas as organizações estudantis que deram apoio à rebelião de maio, o que provocou novas manifestações de rua e apoio dos trabalhadores. Os estudantes querem o fim da repressão policial e chamam De Gaulle de assassino.

Boeing-707 da Pan-Am cai em Calcutá com 63 pessoas

NOVA YORK (FP/TI) - Caiu ontem um Boeing-707 da Pan-American ao aterrissar em Calcutá (Índia). O avião transportava 53 passageiros e 10 tripulantes, sendo que a maioria saiu ilesa. Procedia de Los Angeles e tinha feito escalas em Honolulu, Tóquio, Hong-Kong e Bankok, devendo dirigir-se ainda a Karavhin, Beirut, Estambul, Francfort e Londres. Não há informações sobre o estado dos feridos e o número exato de mortos.

Brasil levanta Taça Rio Branco

Uma atuação tranqüila dos brasileiros - ainda sem conjunto - facilitada pela fraqueza da seleção uruguaia, valeu-nos ontem à noite, no Maracanã, a conquista da Taça Rio Branco. Foram 4 a 0 - gols de Paulo Borges, Tostão, Gérson e Jairzinho. Piazza teve o perôneo fraturado num lance infeliz e Aimoré convocou Carlos Roberto, médio do Botafogo, para substituí-lo.

Hoje, à noite, a seleção embarca para Sttutgart, onde enfrenta domingo o selecionado alemão - o futebol força - em mais um teste internacional. Enquanto o Brasil vencia aqui, Pelé, na distante cidade de Alessandria, na Itália, maravilhava a torcida, com o Santos vencendo por 2 a 0 um quadro local. Pelé fez o primeiro gol e Toninho completou.

domingo, 12 de outubro de 2008

Homenagem póstuma a Kennedy com a Assembléia vazia (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

11 de junho de 1968


Com apenas vinte deputados presentes, funcionários e convidados preenchendo as cadeiras dos que faltaram e as galerias vazias, a Assembléia Legislativa da Guanabara prestou homenagem ontem à noite à memória do senador Robert Kennedy, assassinado em Los Angeles, na semana passada, com a presença do embaixador dos Estados Unidos, John Tuthil.

O primeiro orador foi o deputado Sebastião Contrucci (Grupo Renovador do MDB), autor do requerimento que proporcionou a homenagem que exaltou as qualidades de homem público do candidato à Presidência dos Estados Unidos da América do Norte salientando "ser lastimável os destinos desses dois irmãos, John e Robert Kennedy, que tanto souberam honrar e dignificar a espécie humana".

Dominium dá férias no moinho inglês para não pagar

Em extenso memorial entregue, ontem, na Assembléia Legislativa da Guanabara, ao líder da Arena, deputado Carvalho Neto, cerca de mil e quatrocentos funcionários do Moinho Inglês pediram que os parlamentares da Casa intercedam junto ao governo federal para que seja resolvida a situação em que se encontram, sem receber salários há mais de 2 meses. Depois de explicarem que estão passando fome com suas famílias, os funcionários salientaram que foram obrigados a entrar em férias coletivos, depois que foi anunciada a concordata fraudulenta da firma de café solúvel Dominium S/A, cujo grupo pertence o Moinho Inglês paralisado.

Professor diz que estão levando o ouro da Amazônia

O professor Djalma da Cunha Batista, ex-presidente do Instituto de Pesquisas da Amazônia, denunciou ontem, durante conferência realizada na Casa do Estudante do Brasil, que o ouro das grandes jazidas descobertas no rio Tapajós, no Pará, está sendo comercializado ilegalmente para o exterior, assinalando que a Amazônia precisa ser urgentemente estudada e interpretada à luz da ciência e da tecnologia, para que seja ocupada e convenientemente explorada apenas por brasileiros.

Depois de fazer um verdadeiro inventário dos minerais que existem na região, "e que precisam ser explorados pelo Brasil", o professor Djalma da Cunha Batista lembrou que o manganês, o estanho, o ferro, o petróleo, o sal-gema e a tantalita vêm tendo ocorrência das mais expressivas e que é preciso melhor identificá-los "para ordenar-lhes a coleta e o rendimento".

Seleção de caras novas para amanhã

Aimoré Moreira pretende alterar a seleção brasileira que derrotou o Uruguai, domingo, no Pacaembu, pela contagem de 2 x 0. Na verdade o treinador não fez qualquer restrição à atuação dos jogadores, achando, pelo contrário, que todos se saíram muito bem. Contudo, a seleção está em formação e todos devem ter a oportunidade desejada. Não quis adiantar as prováveis substituições, mas prometeu fazê-lo hoje. Logo após o apronto desta manhã. Aimoré fornecerá a escalação para o jogo de amanhã à noite no Maracanã, contra o Uruguai, na segunda partida pela Taça Rio Branco

FNM: Costa pode recuar (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

10 de junho de 1968

Empresários brasileiros e setores do próprio governo poderão levá-lo a desistir da venda da FNM à Alfa Romeo nas condições atuais, devendo o ministro da Indústria e Comércio pronunciar-se a respeito hoje. O presidente Costa e Silva determinou a publicação dos termos da proposta do grupo italiano, e de todas as outras apresentadas, com o objetivo de abrir caminho a uma concorrência pública.

A Indústria Brasileira de Automóveis Presidente reafirmou, em carta assinada pelo sr. Nelson Fernandes, que pode pagar mais do que a Alfa Romeo e está em condições de provar, em nome dos 50 mil sócios-proprietários de sua empresa, que poderá recuperá-la, dispensando a venda a estrangeiros.
Técnicos do Ministério da Fazenda admitiram que "ninguém quer assumir" sozinho a responsabilidade pelo negócio", enquanto engenheiros da FNM afirmam que "o problema da fábrica é eminentemente técnico e não administrativo". "Eles dizem que, com um investimento razoável, ela poderá expandir-se em linhas de produção e tornar-se tão rentável quanto as outras".

Jacqueline pode ocupar lugar de Bob

A indicação de Jacqueline Kennedy para a vaga aberta no Senado americano com a morte de Robert Kennedy está sendo objeto de discussões nos círculos ligados ao governador de Nova York, Nelson Rockfeller, a quem cabe, de acordo com a lei, apontar o substituto de Bob. A nomeação da viúva de John Kennedy para o Senado teria o objetivo não apenas de atrair para Rockfeller o apoio do clã dos Kennedy como também de melhorar a imagem do candidato do Partido Republicano junto ao público liberal.

Em Washington, o presidente Lyndon Johnson e o senador Edward Kennedy, à frente de grande multidão, levaram o seu último adeus a Bob, cujo túmulo foi visitado, ontem, por cerca de 3.500 pessoas. Em Chicago, um comerciante jordaniano foi morto por dois negros como represália pela morte de Bob.

Assembléias dirão quem vota para presidente em 70

As Assembléias Legislativas estaduais é que escolherão, proporcionalmente, as 107 pessoas que, juntamente com os deputados federais e senadores, elegerão o presidente da República em 1970. Ao Legislativo de São Paulo caberá a indicação de 13 dos eleitores especiais, enquanto o Acre encabeça a lista dos 7 estados que terão direito a apontar apenas 3 membros do Colégio Eleitoral. O anteprojeto nesse sentido já está nas mãos do ministro Gama e Silva.

Botafogo bicampeão na base da goleada

A atuação do meio-campo Carlos Roberto-Gérson foi sem dúvida o termômetro da partida. Os dois, desde o início, jogavam sem ser molestados, municiando com freqüência o ataque. Gérson era o maestro. Por ali tinham início os avanços do alvinegro e ninguém do Vasco lhe deu combate. O Botafogo esteve "certinho". O goleiro firme, o quarteto de zagueiros uma segurança, o meio-campo dominando a sua faixa e o ataque estonteante. Apesar do bom trabalho da linha, deve-se ressaltar a atuação de Jairzinho.

Do lado do Vasco, tudo diferente. Time irreconhecível. Sem dúvida que o meio-campo Buglé e Danilo, sem nada fazer, levou todo o time a descontrolar-se. Uma sombra do quadro que pintou no primeiro turno.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

EUA dão adeus a Bob (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

9 de junho de 1968

O senador Robert Kennedy será sepultado hoje, às cinco e meia da tarte, no Cemitério Nacional de Arlington, perto do seu irmão, John Kennedy. Os restos mortais de Bob partirão de Nova York às 16 horas, após as cerimônias litúrgicas na Catedral de São Patrício, cujo interior e imediações se concentram milhares de pessoas. A mãe de Robert, de 77 anos, rezou ontem junto ao esquife do filho: com os olhos fixos no rosto de Bob, parecia não percerber a enorme multidão.

Johnson assistirá às exéquias à frente de todo o corpo de altos funcionários do governo. Da "Union Station" local do desembarque, a uma funerária será levada em cortejo de automóveis pelas ruas de Washington, passando diante do Capitólio e, depois, diante do Ministério da Justiça, para recordar a atuação de Bob como senador por Nova York e a anterior, como ministro do governo de John Kennedy. Antes de chegar ao Cemitério de Arlington, o cortejo de automóveis passará perto da "Cidade da Ressurreição", o povoado habitado por cerca de 2 mil membros da Marcha dos Pobres.

Polícia interroga a loura suspeita

A polícia de Los Ângeles está submetendo a severos interrogatórios a loura que foi vista momentos após o crime correndo e gritando: "Nós o matamos". Cathy Fulner disse que era inocente e tentou explicar os seus gritos de "Nós o apanhamos". O criminoso, Sirhan, permanece preso numa cela de menos de 3 metros, em total incomunicabilidade. O coronel Rolim aponta na sua terceira reportagem mais uma série de falhas no Relatório da Comissão Warren que investigou a morte do presidente John Kennedy.

Costa e Silva ordena segurança rigorosa contra estudantes

O presidente Costa e Silva determinou aos órgãos de Segurança do governo que reprimam com o "rigor necessário", as manifestações estudantis programadas para o próximo dia 1º quando os universitários cariocas pretendem ocupar as pistas de entrada do Ministério da Educação. As ordens presidenciais foram dadas a partir do momento em que o marechal Costa e Silva, quando perguntado o que faria se de repente tivesse que enfrentar uma crise estudantil como a que ocorre na França, respondeu: "Nem ele era o general De Gaulle, nem o Brasil é a França".

Brasil x Uruguai

SÃO PAULO (Sucursal) - Brasil e Uruguai jogam amanhã a primeira partida da Taça Rio Branco, versão, 68. Não se pode adiantar nada sobre as equipes, a não ser a já tradicional luta quando as duas seleções se encontram. A brasileira não está com a sua força máxima, acreditando-se também que o mesmo ocorra do lado dos orientais. Mas a rivalidade sempre presentes faz prever um espetáculo atraente e por certo o Pacaembu ficará lotado.

Jogo de seleção tem um sabor diferente. Nos três jogos realizados no ano passado, também pela Taça Rio Branco, uruguaios e brasileiros empataram nas três vezes. Diga-se que foi no Uruguai e eles com a força máxima, para dar o valor ao time brasileiro nem de longe o melhor da ocasião Aimoré era também o técnico e mesclou muitos novos com poucos veteranos.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ted não teme ameaças (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

7 de junho de 1968



Nome do último dos Kennedy surge entre lágrimas dos que choram a morte de Bob como o novo líder do movimento iniciado por John e já desperta em sua mulher o medo de que venha a ser assassinado. Durante esta madrugada, corriam insistentes rumores sobre o lançamento da candidatura de Edward Kennedy, em substituição ao irmão morto.

A notícia não foi confirmada oficialmente, embora o assunto tenha sido discutido entre os dirigentes da campanha de Robert Kennedy a indicação do partido democrático. Ted Kennedy, senador por Massachusetts, 35 anos de idade, já tem, portanto, a idade exigida pela Constituição aos candidatos à Presidência.

O corpo de Robert Kennedy permanecera exposto durante todo o dia de hoje na catedral de São Patrício, em Nova York, sábado, após a missa de "réquiem", será levado para Washington a fim de ser sepultado, a tarde, em Arlington (o cemitério dos heróis da Pátria), ao lado do mauseléu de John Kennedy. Mais de 10 mil pessoas acompanharam o cortejo fúnebre desde o aeroporto de Nova York até a catedral.

Cônsul diz que Kennedy abraçava as aspirações dos pobres

O sr. Niles W. Bond, ministro cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, divulgou a seguinte declaração à imprensa desta capital - "A morte do senador Robert F. Kennedy constitui mais uma trágica advertência de que a política do ódio acarreta um preço mais elevado do que qualquer pessoa possa permitir-se pagar. Como o próprio senador advertiu, a tendência mundial de se manifestar através da violência nada resolve; apenas cria novos e mais graves problemas.

O senador Kennedy personificava as aspirações de milhões de seus compatriotas menos privilegiados por uma vida melhor; e foi por essa razão que os novos do mundo inteiro acolheram-no em seus corações. Assim é que nos juntamos a eles na expressão de nossas mais profundas condolências à família e para orarmos no sentido de que o choque causado por esse crime insensato forçará os homens a reconhecerem, finalmente, que o governo da lei é muito mais do que um nobre ideal; ele é absolutamente essencial".

Upa Neguinha é forte rival na melhor prova de amanhã

Upa Neguinha, com bom apronto nos 600 metros e vindo de boas apresentações, tem chance de primeira na Prova Especial de amanhã. Vai enfrentar uma turma forte, mas como anda bem e leve apenas 50 quilos pode largar e esfuziar na frente, decidindo a corrida na primeira parte do percurso.

Vasco quase rompe com Otávio

Vasco ameaçou rompimento com a Federação de Futebol, ontem, quando de uma discussão entre seu presidente, sr. Reinaldo Reis e o da entidades, sr. Otávio Pinto Guimarães, sobre a escolha dos auxiliares para o sr. Armando Marques no jogo decisivo do Campeonato Carioca. Na discussão, levando para o lado pessoal, ameaçou o presidente do Vasco trabalhar para derrubá-lo da presidência, imediatamente. O diálogo foi presenciado pelos srs. Alberto Rodrigues (futebol do Vasco), Mamaral Osório (grande benemérito do Vasco), Jair Tavares (vice-presidente da Federação).
Imprimir Indique para um amigo

Morreu Kennedy (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

6 de junho de 1968


LOS ÂNGELES - O senador Robert Francis Kennedy morreu hoje, precisamente às 5:44, hora de Brasília. Ao divulgar a notícia, o Hospital do Bom Samaritano, de Los Ângeles, não forneceu maiores detalhes. A morte de Bob Kennedy estava sendo esperada para qualquer momento, já que sua resistência à operação logo se esgotou, devido à enorme perda de sangue no cérebro.

O falecimento do senador chegara a ser anunciado antecipadamente por uma emissora de rádio americana, com base numa súbita informação do secretário de Imprensa de Bob, Frank Mankiewicz, que alertara, aos jornalistas de plantão no Hospital Bom Samaratiano, para o boletim médico que seria anunciado esta madrugada.

Como o próprio Mankiewicz dissera que somente depois das 6 da manhã é que se divulgariam novos boletins médicos, a antecipação foi objeto de especulação, expectativa e pessimismo em todos os Estados Unidos. O estado de saúde de Bob piorara sensivelmente 8 horas após a operação no cérebro. Sua melhora, que chegara a animar os médicos, durou pouco tempo, agravando-se seu estado a partir daí. Veio a agonia e, por fim, a morte exatamente às 5:44, horas de Brasília.

O governo americano adotou sérias medidas de segurança em todo o país, a fim de prevenir possíveis distúrbios. O Hospital do Bom Samaritano está cercado por agentes do FBI, que têm ordens de revistar todas as pessoas que entrem. A consternação é geral em todos os Estados Unidos. O presidente Jonhson, ao saber da notícia, decretou luto oficial por 1 dia.

Estréa hoje o Burguês Fidalgo

Na época em que o teatro francês era feito na base da chanchada, Molière lançou mão do horizonte psicológico dando aos seus personagens uma vivência real e atuante na sociedade de seu tempo. Seus temas eram bastante populares e a comunicação com a massa dos espectadores provincianos que o assistiam era feita através de uma dialogação bastante simples quando eram usados termos do povo.

Na tradução de Stanislaw Ponte Preta, todos esses recursos para alcançar o público foram seguidos à risca e, em português, a nossa gíria carioca entra em grande escala para dar a nota satírica conseguida no original.

"O Burguês Fidalgo", título da tradução que estréia hoje no Teatro de France, é encenada em apenas um ato que condena os 5 originais e isto tudo é feito sem que a peça perca seu valor artístico. Ademar Guerra, o diretor, consegue com felicidade adaptar para 1:40 hora os números de "ballet" e música integrando-os no texto e ação desempenhados por 30 personagens dos quais 14 são atores dos mais conhecidos em nossos palcos. A peça se desenrola toda num espaço único, onde os cenários são apenas sugeridos através de arcadas que descem e sobem, criando ambientes diversos.

Estão no elenco, além de Paulo Autran, que tem o papel principal, Antônio Ganzarolli, Carlos Miranda, Gracindo Júnior, Isabel Ribeiro, Isolda Cresta, João Vieitas, Jorge Chaia, Lenine Tavares, Luís Carlos Laborda, Maria Regina, Oscar Felipe e Paulo Augusto.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Atentado a Kennedy foi conspiração (Tribuna da Imprensa)

5 de junho de 1968


É grave o estado de saúde do senador Robert Kennedy, ferido na mandrugada de hoje, a bala, em Los Angeles, pouco depois de falar em público, após vencer as eleições primárias para a Presidência dos Estados Unidos, na Califórnia. O hospital em que foi internado Kennedy revelou que ele fora atingido por três balas: duas na cabeça e uma nos quadris.

As primeiras informações indicam que foram presos um filipino e um tipo latino-americano como suspeitos e admitiu a hipótese de uma conspiração. O atentado contra Robert Kennedy ocorreu no Hotel Abassador de onde dirigia sua campanha eleitoral na Califórnia contra o democrata Eugeni McCarthy.

As balas foram disparadas de uma distância de apenas três metros. Oito tiros foram ouvidos, mas apenas três atingiram o candidato à Presidência dos Estados Unidos. Uma das balas penetrou na fronte e outra próximo à orelha. A terceira atingiu de leve os quadris.

Lacerda: "Poder jovem reclama os seus direitos"

O ex-governador Carlos Lacerda, em artigo publicado no mensário Esquema, da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que circula hoje, pede, ao se referir à atual movimentação estudantil, que "não se levantem barricadas entre os moços e o mundo, porque o Poder Jovem existe e reclama seus direitos. A rebeldia é própria da angústia. E o diálogo, portanto, é inútil: é preciso ouvir o que a mocidade tem a dizer".

O artigo, que é intitulado "O que os jovens querem de nós", foi pedido ao ex-governador poucos dias antes dele embarcar para a Europa. Como o sr. Carlos Lacerda alegasse que não dispunha de tempo para escrever, autorizou que o grupo de universitários que edita o jornal fosse à redação de uma revista carioca e apanhasse aquele artigo, entregue havia semanas, e que a sua direção resolveu não publicar.

MDB vai ao Supremo para derrubar as sublegendas

O alto comando do MDB ingressará, na próxima semana, com recurso no Supremo Tribunal Federal, visando a obter a declaração de inconstitucionalidade do projeto de sublegendas, aprovado na manhã de ontem, pelo Congresso Nacional. Os dirigentes do MDB estão confiantes no pronunciamento do Supremo, de vez que consideram evidente a transgressão dos dispositivos da Carta Magna, particularmente a subversão do princípio do voto majoritário, com a introdução das sublegendas no processo eleitoral.

Silvio Caldas: único ritmo pode acabar com música popular

O cantor Silvio Caldas, depondo para a posteridade, ontem, no Museu da Imagem e do Som, afirmou que "se não houver uma posição de defesa, por parte dos governantes, a internacionalização de um único ritmo acabará matando a música popular de cada país". Disse que não pretende voltar à vida profissional apesar das propostas que tem recebido, e se o fizer será por muito dinheiro, embora não se furte a cantar de graça quando se tratar de fins beneficientes, como ocorreu há pouco no interior do Paraná, onde cantou para crianças excepcionais.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Delfim nomeia peritos para iniciarem a devassa da Dominium (Tribuna da Imprensa)

4 de junho de 1968

O ministro Delfim Netto nomeou ontem os srs. Francisco Deboni Neto e Tito Livio Cabral Castex do Banco Central, Walter Rinaldi e Francisco Almeida Almada, do Banco do Brasil, para constituirem a Comissão de Peritos que irá apurar as irregularidades cometidas na administração da empresa Dominium S.A. de café solúvel.

A designação da comissão de peritos para atuar no caso da Dominium, pelo ministro da Fazenda, foi atendendo à solicitação do comissário da concordata sr. João Netto Armando, e do Curador da Justiça, despachado favoravelmente pelo juiz da 18ª Vara Criminal de São Paulo, dr. Geraldo Roberto. Os trabalhos da Comissão de Peritos serão acompanhados pelo procurador Helio Pinheiro da Silva, da Procuradoria Geral da República.

Ministros levam a Costa sugestões para nova linha política

As sugestões, como ponto de partida para a reformulação da política governamental, serão debatidas no encontro a ser realizado em Brasília, por todo o Ministério, com o comando político da Arena. Em princípio, está acertado que da reunião com o presidente e seus ministros participará também o sr. Ernâni Sátiro, se até lá continuar ele na liderança da Arena na Câmara Federal.

Sizeno recebe na AL título de Cidadão da GB

O general Sizeno Sarmento, comandante do I Exército, recebeu ontem o título de "Cidadão do Estado da Guanabara", com o plenário e as galerias da Assembléia Legislativa tomados por oficiais do Exército, Marinha e Aeronáutica, entre os quais o marechal Odylo Denys. Em seu discurso de agradecimento, o general "Sizeno Sarmento não fez qualquer referência política e pediu a Deus "a serenidade, o equilíbrio, o espírito de justiça para poder dar tranqüilidade a este povo, facilitando o seu progresso e a sua evolução com toda a dignidade e atender aos anseios desta população carinhosa deste pedaço do Brasil que é uma síntese do Brasil.

Belas artes antecipa greve que vai paralisar faculdades

Os alunos da Escola Nacional de Belas Artes (UFRJ) anteciparam ontem a greve geral dos estudantes da Guanabara, que está marcada para amanhã. Imediatamente, os acadêmicos de quarta e quinta séries da Faculdade Nacional de Engenharia aderiram ao movimento, devendo os estudantes das demais faculdades se manifestarem neste sentido, ainda hoje.

A Faculdade Nacional de Química voltou a ter as aulas paralisadas, por prazo indeterminado. Os alunos afirmaram, através de manifesto, que só retornarão às aulas quando o governo revogar a determinação de transformar os estabelecimentos de ensino superior em fundação. O Ministério da Educação e cultura concluiu ontem os termos do segundo acordo MEC-USAID e, distribuiu a todas as faculdades, uma cópia do documento.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Metalúrgicos de Minas entram em greve (Tribuna da Imprensa)

2 de outubro de 1968

A greve dos trabalhadores metalúrgicos de Minas Gerais começou com a paralisação de dez indústrias, às 7 horas da manhã de ontem, quando oito mil empregados cruzaram os braços. A polícia prendeu dezenas de operários, inclusive o líder sindical Ênio Seabra, decretando-se à tarde a intervenção no sindicato.

A Mannesmann foi o principal estabelecimento atingido ontem pela parede, esperando-se para hoje a extensão do movimento. No Rio, banqueiros e bancários chegaram a acordo, na base de 30 por cento de aumento salarial, mas em Minas a greve nos bancos entra hoje no sexto dia.

Habeas de Jânio tem decisão hoje do STF

BRASÍLIA (Sucursal) - O Supremo Tribunal Federal julga hoje, durante sessão plena, que se iniciará às 13 horas, o pedido de habeas-corpus impetrado em favor do ex-presidente Jânio Quadros, que se encontra confinado na Cidade de Corumbá (Mato Grosso), desde 2 de agosto, cumprindo portaria do ministro da Justiça baseada em dispositivos dos extintos Atos Institucionais.

Autoridades do governo mostravam-se ontem receosas de arriscar qualquer previsão sobre o julgamento, como ocorrido na véspera da sessão do Tribunal Federal de Recursos, limitando-se a defender a tese de que a ordem será rejeitada por uma diferença de três votos.

Funcionários pedirão a Costa 13º salário

As entidades que congregam a classe dos servidores públicos civis da União estão elaborando um documento para ser entregue ao presidente Costa e Silva, no dia 28, quando é comemorado, em todo o País, "O Dia do Funcionário", exigindo imediata revisão salarial, 13º salário, aposentadoria aos 30 anos de serviço, direito de greve e paridade de vencimentos com os funcionários do Legislativo e Judiciário.

Segundo revelou à Tribuna um dos responsáveis pela elaboração do documento, os funcionários vão procurar apurar se os dois ministros de Estado já prepararam vários projetos, não só contrários aos interesses da classe mas visando a desacreditá-la perante o próprio chefe do governo, trazendo uma imagem negativa de trabalho que exerce em todos os setores da atividade pública nacional.

Botafogo cheio de problemas

O Botafogo virou hospital de uma hora para outra e tem em Roberto, Gerson, Carlos Roberto e Moreira seus grandes problemas para o jogo de sábado contra o Vasco. Roberto gessou o pé direito, ontem, como estava previsto, tira o aparelho na 6ªfeira, faz um teste, mas o dr. Lídio Toledo acha muito difícil o seu aproveitamento. Gérson levou um pisão no pé esquerdo e fará um teste no coletivo de amanhã.

Moreira, que já não atuou contra o Corintians, voltou a se queixar dos ligamentos do joelho direito ontem quando quis treinar e não conseguiu, enquanto Carlos Roberto sofreu uma pancada na perna esquerda e de todos é o que menos preocupa. Zagalo já decidiu que Chiquinho continuará na zaga central, por Zé Carlos não estar curado do pé direito, tanto que ontem também não treinou e fez trata