Wladimir desafia ministro (Tribuna da Imprensa há 40 anos)
28 de junho de 1968
Dizendo que as medidas oficiais anunciadas "não passam de um engodo", o líder estudantil Wladimir Palmeiras desafiou ontem o ministro Tarso Dutra para um debate no Fórum Universitário, a instalar-se em julho sobre as alterações no sistema educacional propostas pelo governo. "Ninguém de bom-senso acredita numa reforma de 48 horas". Wladimir promete que o povo vai voltar às ruas.
Sodré: passeata é lição para os administradores
A passeata dos estudantes, na Guanabara, já começou a desencadear as suas primeiras conseqüências políticas, que podem ser desdobradas na seguinte ordem:
1 - Liberação de verbas pelo marechal Costa e Silva, em favor de quase todas as Universidades;
2 - Declarações do sr. Abreu Sodré, em São Paulo, afirmando que o fato deve ser encarado como uma lição para a qual os administradores não podem ficar desatentos;
3 - Pronunciamento no Congresso Nacional, em que até parlamentares da Arena responsabilizam a inércia do governo como fator determinante da crise política;
4 - Repercussão na Assembléia Legislativa carioca, onde o movimento universitário é visto como uma reação às velhas estruturas do País.
Igreja apóia protesto em favor de eleições livres nos EUA
Nosso manifesto à ONU solicitando intervenção nos Estados Unidos da América do Norte em favor de eleições livres, com segurança de vida para os candidatos, alcançou o Mosteiro de São Bento, em Salvador, Bahia, de onde seu Prior - D. Jerônimo de Sá Cavalcante O.S.B - acaba de remeter-nos a seguinte carta de solidariedade e aplauso, datada de 20 do corrente.
"Nenhum acontecimento humano, tenha ele se processado perto ou longe de nós, é problema apenas de um homem só. Tudo quanto acontece na terra é assunto que diz respeito a todos os homens e particularmente a nós cristãos".
Arena estudará sugestões para o Plano Trienal
Senadores e deputados da Arena, através de comissões e subcomissões que serão formadas ainda no início do próximo mês, vão estudar o Plano Trienal do governo Costa e Silva, para apresentar sugestões nos setores de Infra-estrutura, Agricultura, Indústria, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Regional. Os entendimentos entre os parlamentares da Arena e o governo estão a cargo do ministro interino do Planejamento, sr. João Paulo dos Reis Veloso, por determinação do presidente da República ao próprio Helio Beltrão.
O interesse demonstrado pelos senadores e deputados em participarem da elaboração do Projeto Brasileiro de Desenvolvimento é de tal ordem, que a maior dificuldade dos líderes da Arena está na escolha dos integrantes das comissões e subcomisões, para evitar que estas se tornem numerosas e dispersivas.
Imprimir Indique para um amigo
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial