EUA sepultam King: Fúria negra avança
Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 10 de abril de 1968
A revolta da população negra dos Estados Unidos poderá avançar para etapas de maior violência ainda, temendo-se que a explosão de ódio termine levando o País a uma Guerra Civil. Novos distúrbios voltaram a ocorrer ontem, em várias cidades americanas, onde bandos de negros destruíram e saquearam milhares de casas comerciais.
O balanço oficial dos acontecimentos indica, até o momento, 34 mortos, 2.500 feridos, 15 mil prisões e 2.500 incêndios. O Reverendo Luther King foi sepultado em Atlanta sob a presença de 1.300 convidados. Antes do caixão baixar à sepultura, foram rodadas fitas com os mais célebres sermões do Pastor da Paz.
Negada autorização para vista a estudantes presos
Os padres que iriam visitar os presos, liderados pelo padre Vicente Adamo, presidente da Associação de Educação Católica, não conseguiram ontem, mais uma vez, das autoridades a autorização para a visita. Mas o padre Adamo declarou, ontem, à TRIBUNA, que cerca de 90% das pessoas presas, nos conflitos dos últimos dias, já foram liberadas pelo I Exército e DOPS, segundo informações fornecidas pelas autoridades ligadas àqueles órgãos.
Josaphat: portaria de Gama não abala estado de espírito
O senador Josaphat Marinho afirmou, ontem, que a recente portaria do ministro da Justiça, professor Gama e Silva, conseguiu, no máximo, liquidar a sigla "Frente Ampla", mas não abalou um estado de espírito constituído pela arregimentação de um conjunto de forças políticas que assumiram o compromisso de lutar pela retomada do desenvolvimento e a normalização institucional.
Para o parlamentar baiano, "a portaria não pode atingir pessoalmente o sr. Carlos Lacerda, nem pode - o que está nos seus pressupostos não declarados - negar o próprio direito de reunião. Buscou atingir à Frente Ampla, no curso de uma crise política para a qual seus elementos não concorreram, direta nem indiretamente".
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial