Igreja adverte e defende anistia
(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 9 de abril de 1968)
A revisão das cassações está entre as reivindicações levadas ontem ao ministro Gama e Silva pelo vigário-geral do Rio de Janeiro, dom José de Castro Pinto, no encontro em que o representante da hierarquia católica serviu de intérprete, junto ao governo, do pensamento dos estudantes e do povo no quadro da crise ainda em marcha. Documento distribuído pela Cúria Metropolitana resume os temas abordados e registra a advertência feita pelas autoridades da Igreja quanto à "insatisfação e frustrações gerais em todo o Brasil".
Acompanhado do padre Vicente Adamo, presidente da Associação de Educação Católica, o bispo-auxiliar do Rio de Janeiro apresentou ao ministro Gama e Silva as seguintes reivindicações dos estudantes: 1. assistência social mais eficiente; 2. revisão da Lei Suplici; 3. Amenização das anuidades e ensino grátis para os estudantes pobres; 4. "o confronto entre o orçamento para a educação e para as Forças Armadas é de fato alarmante", exigindo-se correção; 5. revisão dos Acordos MEC-USAID, e 6. reforma universitária.
Costa reúne hoje os ministros militares para debater crise
O presidente Costa e Silva voltará a se reunir hoje com os três ministros militares mais o ministro Gama e Silva, nas Laranjeiras, para prosseguir no examme dos últimos acontecimentos no País. Pela manhã o chefe do Governo receberá os ministros Lira Tavares e Gama e Silva e, à tarde, os ministros Márcio Souza e Augusto Rademaker.
A agenda do marechal Costa e Silva prevê, ainda, despachos com os ministros da Fazenda, do Planejamento, dos Transaportes, da Indústria do Comércio e da Agricultura. Ontem, além da audiência com o governador Negrão de Lima, o presidente recebeu os ministros Helio Beltrão, Magalhães Pinto, Albuquerque de Lima Mário Andreazza, Delfim Neto e Costa Cavalcanti.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial