segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Tiros e cães espalham o terror em SP (Tribuna da Imprensa - 29 de agosto de 1968)

Como se reeditasse ao vivo cenas do filme "Mundo Cão", a polícia paulista investiu ontem contra o povo, na Praça da República, para dispersar uma passeata de estudantes e jornalistas, que desfilavam, pacificamente, pelas ruas de São Paulo. Bombas de gás de efeito moral, fuzis, metralhadoras e cães amestrados entraram em ação, numa impressionante operação de guerra, sob o comando de 600 milicianos, que pareciam enlouquecidos na perseguição às suas vítimas, em que se incluíam até crianças de um jardim de infância.

Celso defende o metrô e poderá ser demitido

Em conferência pronunciada ontem no Clube de Engenharia, o comandante Celso Melo Franco defendeu o metrô como a única solução para o tráfego na Guanabara, enquanto nos corredores da Secretaria de Segurança corriam rumores dando como certa a sua demissão do Departamento de Trânsito. Embora se negasse a comentar esses boatos, o secretário de Segurança nomeou o delegado Solafiar Alves para substituir o ex-chefe de gabinete do Trânsito, sr. Antônio Morgado.

Jânio perde no TFR

BRASÍLIA (Sucursal) - O Tribunal Federal de Recursos, em sua sessão plena de hoje, julgará o pedido de habeas-corpus impetrado a favor do ex-presidente Jânio Quadros, que se encontra confinado em Corumbá desde 30 de julho passado, sabendo-se, de antemão, que a ordem será negada por "larga margem de votos", segundo confidenciavam ontem funcionários categorizados do governo federal.

O parecer do ministro Esdras Gueiros, relator do processo, será contrário ao pedido de habeas-corpus, e defenderá, de acordo com as mesmas fontes, tese idêntica à do ministro Gama e Silva, que entende ser "incontestável que os Atos Institucionais, dentro do sistema jurídico criado pela Revolução, prevaleceram sobre a própria Constituição".

Pesquisas revelam novo escândalo

Os estudantes brasileiros de Geologia, através de seus órgãos representativos, ralizaram uma pesquisa, cujo resultado indica que o recente escândalo do contrabando de minérios serviu apenas para desviar a atenção da opinião pública "do escândalo muito maior da entrega oficial de nossas riquezas minerais ao capital estrangeiro".

A pesquisa mostra minuciosamente o domínio da exploração dos minérios do Brasil por subsidiárias e concessionárias de firmas com sede no exterior, principalmente nos Estados Unidos.

Guatemala pode ter sítio: morte de embaixador

CIDADE DA GUATEMALA (FP-TI) - O governo da Guatemala poderá implantar o estado de sítio de um momento para outro, em conseqüência do assassínio do embaixador norte-americano John Gordon Mein, ocorrido ontem à tarde. Nos meios jornalísticos se disse que, enquanto as autoridades averiguam a origem do atentado, as medidas de emergência poderiam ser ditadas e estabelecidas com efeito imediato.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Padre francês é expulso do País (Tribuna da Imprensa - 28 de agosto de 1968)

A expulsão do País do padre francês Pierre Vouthier, que ontem mesmo seguiu para Paris, às 22,50h, era considerada por fontes autorizadas como "a primeira de uma série que o governo pretende aplicar para evitar que os movimentos de estudantes e de operários continuem a ter participação de estrangeiros". Garantia-se que outros sacerdotes, também arrolados em investigações sumárias da Delegacia Regional de São Paulo do Departamento de Polícia Federal, deverão receber idêntica sanção do governo.

O Ministério da Justiça está certo de que nos movimentos estudantis e operários, principalmente da capital paulista, de Santo André e Botucatu, houve participação de elementos estranhos à classe. Outras expulsões deverão ser anunciadas logo após a conclusão das investigações, previstas para esta semana.

Costa regulamenta exploração de petróleo

BRASÍLIA (Sucursal) O presidente Costa e Silva assinou decreto ontem regulamentando a exploração e a pesquisa na plataforma submarina do Brasil, nas águas do mar territorial e nas águas interiores, fixando que, doravante, "aqueles que forem encontrados realizando pesquisas ou explorações não autorizadas, ficarão sujeitos às sanções previstas na legislação brasileira".

Segundo o decreto presidencial, que revoga o anterior baixado a 6 de junho último, somente o chefe do governo, depois de ouvido o ministro da Marinha, poderá autorizar estrangeiros a realizarem pesquisas ou explorações em águas brasileiras, mesmo assim obedecendo a várias exigências, inclusive o pedido prévio de 180 dias, quando também será ouvido o Ministério das Relações Exteriores.

Japão quer aumentar cooperação

A missão japonesa, que ontem visitou o chanceler Magalhães Pinto, estará participando hoje no Itamaraty de uma reunião de trabalho para a discussão de uma maior cooperação econômica entre os dois países. A missão é chefiada pelo deputado Shojiro Kawashima e composta dos deputados Munenori Akagi, ex-ministro da Agricultura e atual secretário geral do Partido Liberal Democrático, e Daisuke Akita, presidente das Comissões de Educação e de Legislação Social e Trabalhista da Câmara dos Deputados.

Simas promete mais telefone

BRASÍLIA (Sucursal) - O ministro Carlos Simas, das Comunicações, em entrevista concedida à imprensa, na tarde de ontem, expôs os planos de desenvolvimento em expansão, relativos à sua Pasta. Com grande objetividade, ele dividiu a sua exposição em diversos tópicos, relativos aos setores abrangidos pelo seu ministério. No que se refere à Comunicação Telefônica Brasileira e suas subsidiárias, o professor Simas adiantou que no plano de expansão do atual governo estão compreendidas instalações de mais de 500.000 terminais automáticos com aproximadamente 600.000 telefones.

sábado, 27 de dezembro de 2008

Tchecos impõem recuo e Tito prepara guerra (Tribuna da Imprensa - 27 de agosto de 1968)

Os tchecos obtiveram uma vitória em suas conversações em Moscou, obrigando os signatários do Pacto de Varsóvia a um recuo, que pode ser sintetizado em três itens: retirada das tropas invasoras; manutenção em seus postos da equipe dirigente do país e liberdade da imprensa para assuntos internos.

Mas, enquanto as nuvens começam a se dissipar na Tchecoslováquia, também a Iugoslávia mobiliza-se para enfrentar uma provável invasão dos russos, tendo o presidente Tito afirmado à imprensa que em sua pátria qualquer tropa estrangeira será recebida a bala, como se estivesse em guerra.

Trabalhistas denunciam o governo

BRASÍLIA (Sucursal) - A deputada Ivete Vargas, do MDB de São Paulo, leu ontem na Câmara Federal, o documento elaborado por antigos trabalhistas denunciando o atual governo "pelos crimes que se praticam contra a soberania do povo e do País", ao mesmo tempo em que conclama todos os brasileiros "a uma união nacional para implantar em nossa Pátria, uma democracia autêntica e cristã".

O documento, lido anteriormente na Guanabara, ao pé do monumento de Getúlio Vargas, é encabeçado por algumas frases extraídas da carta-testemunho do ex-presidente, e objetiva, segundo a parlamentar paulista, "a fixar o ponto de partida para a arrancada dos trabalhistas em um movimento de caráter nacional visando a redemocratização do País".

Erasmo aplaude MDB

BRASÍLIA (Sucursal) - O deputado Erasmo Martins Pedro (MDB-GB), analisando ontem as tentativas de reforma constitucional feitas pela oposição, aplaudiu as iniciativas e disse que "esses movimentos, embora não lograssem o êxito direto com a aprovação de qualquer das emendas à Carta de 1967, tiveram o mérito de alertar a opinião pública para a necessidade de se reformar a atual Constituição, criando um estado de espírito que poderá redundar na convocação de uma Assembléia Constituinte, nas eleições federais de 1970".

"Na realidade - disse o parlamentar carioca -, o povo precisa outorgar poderes expressos constituintes aos seus representantes para que se proceda à substittuição da Constituição do Brasil, nos moldes inteiramente democráticos. Isto é, com delegados expressamente constituídos para tal fim, como ocorreu em 1946".

Polícia vasculha Ação Popular

SÃO PAULO (Sucursal) - Em prosseguimento às diligências relacionadas com a quadrilha de assaltantes e terroristas, cuja desarticulação teve início com a prisão de alguns de seus integrantes, a polícia localizou, ontem, num matagal do bairro de Santo Amaro, uma casa que era a sede da Ação Popular.

Sabe-se que o chefe da entidade foi preso no local, onde foi também encontrado materrial subversivo. Apesar do sigilo mantido pelas autoridades, sabe-se igualmente, que numa diligência realizada no vizinho município de Santo André foi preso um elemento apontado como o líder de um grupo terrorista que iniciaria, ainda ontem, uma série de atentados em toda a região do ABC.

Milícias agem contra invasores (Tribuna da Imprensa - 26 de agosto de 1968)

Paris (FP - TRIBUNA) As milícias populares tececoslovacas começaram a agir na resistência contra os ocupantes, informou ontem o correspondente da agência CTK em Paris. A mencionada agência de notícias tchecoslovaca recordou que as milícias populares são formadas por voluntários armados sob as ordens do Partido Comunista e que agora cumpriam seu dever apoiando o governo legal de Alexander Dubcek.

Segundo a CTK, as milícias protegem as empresas industriais, "que constituem a principal riqueza da sociedade socialista tchecoslovaca". A mesma agência frisou também que a polícia de seu país estava dividida entre os que continuavam apoiando o governo legal e os elementos que foram alijados de suas funções por sua participação nos atos ilegais da década de 1950.

STM julga novo habeas de Wladimir

O Superior Tribunal Militar julgará hoje, à tarde, o novo pedido de "habeas-corpus" em favor do líder estudantil Wladimir Palmeira, desde que o relator do processo, ministro Wladimir Tôrres, receba em tempo as informações que solicitou para instruir o seu voto, e que até sexta-feira última não haviam sido fornecidas ao STM.

Embora não se conheça o teor das diligências reclamadas pelo ministro relator, pois que nem mesmo a defesa teve acesso aos quesitos, admite-se que se refiram a detalhes quanto às circunstâncias em que se deu a aprovação da prisão preventiva de Wladimir, já que o pedido de "habeas-corpus" contesta a legalidade daquele ato.

Arena vai dividir-se

BRASÍLIA (Sucursal) - A Arena deverá subdividir-se em duas bancadas na Câmara e no Senado, instituindo no Congresso Nacional o sistema já adotado em várias Assembléias Legislativas, onde o partido dispõe, na prática, de duas alas distintas que atendem a mesma liderança mas que assumem posições independentes, votam contra o governo e até apresentam projetos sem ouvir previamente as autoridades do Poder Executivo.

Dos 35 deputados que votaram, semana passada, a favor do projeto que concedia anistia a trabalhadores e estudantes, contrariando a orientação de sua liderança, 16 mostraram-se favoráveis à subdivisão da Arena, entendendo que a criação das sublegendas, patrocinada pelo próprio governo, oficializou uma separação do partido no âmbito regional e que deve ser agora estendida ao Congresso "para torná-lo autêntico.

Grêmio afastado da Taça Brasil

PORTO ALEGRE (SP-TI) - O Grêmio Porto Alegrense, heptacampeão gaúcho, foi eliminado da Taça Brasil, ao empatar sem abertura de contagem, com o Metropol, campeão catarinense, ontem à tarde no Estádio Olímpico. O Grêmio não conseguiu romper o bloqueio da retaguarda do Metropol, e este ainda teve chance de mandar uma bola à trave, por intermédio de Osvaldinho.

Embora o Grêmio estivesse melhor, não se pode negar a segurança da defesa do Metropol e o sistema tático, mesmo defensivo, associando à sua retaguarda, uma poderosa ofensiva nas pontadas e nos contragolpes. Numa dessas quase saiu o gol do Metropol, quando Osvaldinho atirou na trave com Alberto já vencido.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Jango também condena invasão dos soviéticos (Tribuna da Imprensa - 25 de agosto de 1968)

MONTEVIDÉU (Do correspontente) - O ex-presidente João Goulart disse à Tribuna que está indignado com a invasão da Tchecoslováquia, "porque a União Soviética repete, agora, os mesmos fatos de 1956 contra a Hungria", demonstrando que "a tão decantada liberação que se diz vir do regime comunista, não passa de propaganda ideológica".

Condenou a intervenção perpetrada pelas tropas dos países integrantes do Pacto de Varsóvia, afirmando que, com isto, "ficou desmoralizada a autodeterminação dos povos, apregoada pelos comunistas para exportção, porque na prática nenhum dos satélites russos podem se autodeterminar.

MDB reafirma posição

BRASÍLIA (Sucursal) - A Comissão Executiva Nacional do MDB, em nota oficial distribuída à imprensa ontem, reafirmou a sua decisão de "confirmar por todos os meios legais a luta pela anistia aos estudantes, trabalhadores, professores, intelectuais, artista e religiosos, vítimsa de repressão e das violências no Governo Federal".

O comando oposicionista resolveu também visitar o embaixador da Tchecolováquia para "manifestar-lhe a solidariedade do MDB contra a invasão do território de seu país praticada pela URSS, a violação do direito de autodeterminação e o esmagamento das liberdades democráticas".

Morreu Vicente Celestino

Vítima de um colapso cardíaco, morreu ontem o cantor Vicente Celestino, uma das glórias do cancioneiro do Brasil. Vicente preparava-se para entrar no palco da Tv-Bandeirante, em São Paulo, quando caiu nos bastidores, sendo transportado imediatamente para seus aposentos no Hotel Normandie. Três horas depois, às 23,15, vinha a falecer, a despeito de todos os esforços médicos. Seu corpo está sendo trasladado para o Rio, onde será sepultado hoje.

Botafogo joga com Argentina

CARACAS - (Especial para a Tribuna) - Botafogo x Seleção Argentina é a programação desta noite para o mundo futebolístico da Venezuela. É grande o interesse porque o jogo está sendo encarado como revanche. Com efeito, jogando no Brasil recentemente a seleção argentina foi esmagada pelos cariocas, que representavam a seleção nacional. E o que é importante, oito jogadores do Botafogo integravam essa equipe.

Os argentinos, que iniciavam foram impotentes para conter o grande futebol dos brasileiros e no fim levaram até olé. Além dessa expectativa de revanche para dar outro colorido ao internacional, é certo também que a presença de grandes jogadores dos dois países elevará imenso público ao Estado Nacional. A partida desta noite é a primeira do Botafogo aqui, o qual jogará também contra o Benfica, campeão português, na terça-feira, encerrando a sua série de jogos frente à seleção da Venezuela, isto na quinta-feira.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Tropas russas fuzilam jovens tchecos (Tribuna da Imprensa - 23 de agosto de 1968)

PRAGA (FP-TRIBUNA) - Transmissões de diversos pontos da Tchecoslováquia e captadas em todo o continente europeu informam que dezenas de jovens estão sendo executados pelas tropas invasoras da União Soviética. Embora sem obedecer a uma linha de ação, os combates se sucedem por todo o território invadido.

Em frente ao prédio onde funciona o Comitê Central do Partido Comunista tcheco, um soldado russo suicidou-se em meio à violenta crise de nervos ao constatar que o massacre injustificado representava uma realidade bem diferente daquela anunciada às forças de ocupação antes da ofensiva.

Operários de várias fábricas estão entrando em greve como forma de resistir à agressão do Pacto de Varsóvia, e às últimas horas de ontem foram confirmadas as prisões dos principais líderes liberais por ordem do comando invasor soviético.

Lira Tavares condena invasão russa

O ministro Lira Tavares, do Exército, considerou a invasão da Tchecoslováquia por tropas russas como "um grave e triste acontecimento", assinalando que o povo brasileiro, "cioso das suas liberdades e da soberania do Brasil, pode bem compreender o drama que está vivendo o povo tcheco, pela violência das armas de nações estrangeiras que se dizem defensoras da liberdade e da democracia".

O pronunciamento do ministro do Exército foi feito durante uma reunião com os jornalistas credenciados em seu gabinete, quando respondeu, por escrito, 16 perguntas que lhe foram previamente apresentadas, também por escrito. O general Lira Tavares leu as respostas entregues aos jornalistas, não tendo sido permitido nenhuma outra pergunta durante a entrevista.

Câmara condena URSS

BRASÍLIA (Sucursal) - A invasão da Tchecoslováquia pelas tropas moscovitas e dos exércitos dos países satélites da URSS continou ontem a ser condenada durante a sessão da Câmara dos Deputados. Na sessão de ontem, dois discursos merecem ser destacados o do sr. Raimundo Padilha, da Arena e o do sr. David Lerer do MDB.

Para o representante arenista, a invasão no território tcheco, além de condenável, trará duas conseqüências para o mundo ocidental, influindo decisivamente nas eleições sucessórias norte-americanas, fato já admitido pelo senador Eugênio MacCarthy, candidato à Presidência dos Estados Unidos, que declarou que a invasão é "um presente de grego, via Praga".

MDB faz reverência

BRASÍLIA (Sucursal) - O deputado João Herculino será o orador do MDB na sessão de hoje, quando se comemorará o transcurso do 14º aniversário de falecimento do ex-presidente Getúlio Dorneles Vargas. Requerimento para que o grande expediente da sessão de amanhã fosse dedicado à memória de Vargas foi apresentado pelo deputado Waldir Simões, presidente do MDB carioca.

Jânio vê salvação no 3º Mundo (Tribuna da Imprensa - 22 de agosto de 1968)

CORUMBÁ (de Mauro Ribeiro, enviado especial) - Salientando que a invasão da Tchecoslováquia significa a ratificação dos ideais de domínio que norteiam os senhores do mundo, o ex-presidente Jânio Quadros, em seu confinamento, redigiu uma nota sobre a crise na Europa Central.

A nota é a seguinte: "O crime cometido contra a Tchecoslováquia demonstra que o imperialismo russo e ianque são verso e anverso de uma só moeda falsa. Integrar qualquer dos blocos na luta aparente em que se empenham, é estupidez e ingenuidade. O que ambos fazem, antes como aliados do que como adversários, é consolidar e ampliar o próprio império.

Fácil contestação é o desafio que a China significa. Somente o terceiro mundo, jovem, pacífico e poderoso, que emerge das Américas, África e Ásia, poderá interpor desde agora, entre Washington e Moscou, defendendo os valores jurídicos e morais que estas duas nações ignoram ou aviltam e impedir mais adiante a tragédia nuclear que ameaça a humanidade".

País repele a invasão

BRASÍLIA (Sucursal) e RIO - O Congresso Nacional condenou, veementemente a invasão da Tchecoslováquia por tropas russas, dedicando as sessões da Câmara e do Senado para protestar contra "o atentado à soberania de um povo que está lutando pela liberdade". Noventa e quatro deputados da Arena e do MDB enviaram telegrama de protesto ao embaixador da União Soviética no Brasil repelindo "a intolerável manifestação imperialista".

O marechal Costa e Silva, em nome do governo brasileiro, fez divulgar, através do Ministério das Relações Exteriores, nota oficial em que deplora a invasão, assinalando que a agressão russa prejudica os esforços pelo fortalecimento da paz e da segurança internacionais, além de ser um desrespeito aos direitos fundamentais de um povo.

Estudantes queimam bandeira da Rússia

Um pequeno grupo de manifestantes liderados por dois estudantes pertencentes à extrema-direita, Alair Araújo e Ary Madeira, realizaram, no fim da tarde de ontem, um rápido comício na Cinelândia, no centro do Rio, ocasião em que queimaram uma bandeira da União Soviética.

Antes de ter início a manifestação, um choque da PM, que se encontrava no local, retirou-se, tendo o fato causado estranheza entre os populares, pois é sabida a proibição de qualquer manifestação de rua, sem a prévia autorização do DOPS. Pouco depois das 18 horas, um pequeno grupo composto de aproximadamente dez pessoas e liderado pelos estudantes Alair Araújo e Ary Madeira concentrou-se na Cinelândia dando início à manifestação.

Estudantes de Minas em nova batalha

Nova manifestação em diversos pontos da cidade é o que os estudantes mineiros estão prometendo para amanhã, em Belo Horizonte, como resposta à prisão de diversos universitários na passeata de anteontem. Círculos da Secretaria de Segurança reafirmam sua disposição de manter a ordem a qualquer preço e tudo indica que poderá haver mais violência nos choques previstos para amanhã, entre a polícia e os estudantes.

Ordem em Praga é evitar o "suicídio" (Tribuna da Imprensa - 21 de agosto de 1968)

A invasão da Tchecoslováquia por tropas do Pacto de Varsóvia, de surpresa, logrou completo êxito militar: aos últimos minutos da noite de ontem, pela hora local, a Rádio de Praga pedia aos tchecoslovacos que nada fizessem contra as forças invasoras, deixando implícito que as autoridades do país consideravam qualquer reação como suicídio.

O território foi invadido por todos os lados, jatos soviéticos desceram no aeroporto de Praga, tanques cercaram o palácio presidencial, aviões lançaram panfletos anunciando a volta ao poder de Antonin Novotny. Ao amanhecer, grupos de estudantes e populares tentavam manifestações contra as tropas estrangeiras, nas ruas da capital. Houve tiroteio, com três feridos.

Rebeldia divide Arena

BRASÍLIA (Sucursal) - Os 34 deputados da Arena que votaram ontem a favor do projeto de anistia vão associar-se à luta que a oposição sustentará, a partir do mês de setembro, para forçar o governo a promover sucessivas aberturas democráticas. O primeiro passo será a apresentação de projeto de emenda constitucional restabelecendo eleições diretas para escolha do presidente da República, a partir de 1970.

Depois da votação do projeto concedendo anistia a trabalhadores e estudantes, rejeitado por 198 votos contra 145, os 34 deputados da Arena que contrariaram a orientação de suas lideranças e votaram contra o governo, reuniram-se no proprio plenário da Câmara e decidiram continuar defendendo as teses populares de iniciativas da oposição porque entenderam que "ser fiel à democracia não significa cometer infidelidade partidária.

Costa quer entrosamento

Brasília (Sucursal) - O entrosamento do governo Costa e Silva com a classe política, a fim de fortalecer o sistema de poder instalado no País pelo movimento de março de 64, voltou a ser preconizado pelos dirigentes da Arena, durante a reunião em que a Comissão Executiva Nacional do Partido aprovou nota oficial recomendando às suas bancadas a rejeição do projeto de anistia.

O comando arenista, entretanto, preferiu omitir, no documento, qualquer referência à necesidade de entrosamento, para evitar que se interpretasse o fato como tentativa do partido de negociar a derrubada da anistia pelo compromisso (incerto) do governo, de dispensar melhor tratamento à classe política.

Governo ameaça JK

O sr. Juscelino Kubitschek poderá ser convocado, nas próximas horas, pela delegacia de Belo Horizonte do Departamento de Polícia Federal para receber nova advertência do governo, reiterando a proibição de que não lhe será permitido fazer pronunciamentos de caráter político, "sob pena de infrigir dispositivos do Ato Institucional nº 2", que o ministro da Justiça considera ainda em vigor.

A conferência pronunciada pelo senhor Juscelino Kubitschek na cidade de Juiz de Fora, publicada na íntegra por um jornal carioca, servirá de base para a nova advertência do governo, embora as autoridades do DPF entendam que o pronunciamento do ex-presidente, "por críticas apenas globais" à Revolução, não pode ser caracterizado, ao pé-da-letra, como uma manifestação política.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Anistia: governo não punirá Arena (Tribuna da Imprensa - 20 de agosto de 1968)


O presidente Costa e Silva desobrigou aos parlamentares da Arena do compromisso de se manterem fiéis à orientação do partido durante a votação esta tarde do projeto da oposição que concede anistia a estudantes e trabalhadores e fez sentir a "sua compreensão" pela atitude assumida pelos arenistas que defendem o projeto.

O preseidente da República disse, no entanto, que considera o projeto inconveniente porque "a medida não irá sustar a agitação estudantil que obedece a um plano internacional".

Estudantes em Minas vão fazer passeata

Belo Horizonte (Sucursal) - Apesar da disposição do secretário de Segurança de Minas Gerais em reprimir com violência toda manifestação considerada como ilegal, a passeata dos estudantes, da qual participarão trabalhadores, clero, bancários, funcionários púbicos, donas de casa, professores, intelectuais e artistas, está pronta para sair às ruas.

Os últimos detalhes da manifestação foram acertados em uma Assembléia realizada na manhã de ontem, quando as lideranças estudantis desta capital traçaram os esquemas de propaganda e divulgação entre a população, através de panfletos que estão sendo distribuídos por toda a cidade.

Três explosões levam pânico a São Paulo

São Paulo (Sucursal) - Nada menos de três atentados terroristas foram perpetrados na madrugada de ontem, nesta capital, causando ferimentos num soldado da Força Pública, cuja identidade ainda não foi divulgada e danos materiais de grande monta. O general Sílvio Corrêa de Andrade, delegado regional da Polícia Federal em São Paulo, disse que os atentados têm relação com a série planejada por uma vasta rede de terroristas, acrescentando que a Polícia está na pista certa e que o DOPS continua investigando.

Oposição protesta

BRASÍLIA (Sucursal) - O deputado Mário Piva, vice-líder do MDB, analisando comentários de um matutino carioca, que aborda aspectos da pressão governamental contra a anistia, disse não acreditar que o marechal Costa e Silva consiga comprar ou conquistar a consciência livre dos homens que compõem esta Casa, através de medidas fisiológicas, de favores pessoais ou de liberação de verbas.

O projeto que concede anistia a estudantes e trabalhadores envolvidos nos movimentos populares que se sucederam à morte do jovem Édson Souto será votado pela Câmara dos deputados, na sessão vespertina de hoje.

Embora o resultado negativo da votação já seja previsto, tendo em vista que o governo manobra, em todos os sentidos, para a derrota do projeto, que poderia significar o início de diálogo entre governantes e governados. Vários parlamentares, tanto da arena quanto da Oposição, analisaram, na sessão de ontem, as conseqüências e as pressões que vêm sendo exercidas para que a anistia não seja aprovada.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

MDB denuncia hoje pressão sobre anistia (Tribuna da Imprensa de 19 de agosto de 1968)

O deputado Mário Covas vai denunciar hoje, da tribuna da Câmara, as pressões do governo junto aos parlamentares da Arena solidários ao projeto de anistia para evitar a sua aprovação amanhã, no plenário. O líder do MDB arrolará o ministro Rondon Pacheco, chefe da Casa Civil, e o general Jaime Portela, chefe da Casa Militar, pela "prática de processos escusos" até para evitar a obtenção de quorum na sessão de amanhã. O prefeito Faria Lima, de São Paulo, desmentiu que estivesse contrário à aprovação do projeto.

Bispos estão contra reacionários

CURITIBA (Sucursal) - Afirmando não reconhecer qualquer autoridade na Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, o Departamento de Opinião Pública do Secretário Regional Sul 2, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, também condenou aquela entidade "em vista dos últimos acontecimentos verificados em Curitiba e nos demais centros brasileiros".

Diz o Departamento de Opinião Pública sentir-se "no dever indeclinável de tornar pública sua repulsa pela atuação dos membros daquela Sociedade; que servindo-se do nome, da autoridade e do prestígio da Igreja e do Santo Padre, o papa Paulo VI, aproveitam-se para levar o descrédito à Igreja e gerar confusão nos meios católicos e cristãos de Curitiba e do Brasil".

Arguedas denuncia conspiração da CIA

LA PAZ, FP e TRIBUNA) - O ex-ministro do governo Antônio Arguedas revelou toda a organização da Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA), Serviço Secreto, na Bolívia. Assegurou que entregou o diário de "Che" Guevara a Fidel Castro devido ao nojo que sentia pela prepotência dos "agentes do imperialismo".

Arguedas havia reiniciado uma entrevista de imprensa interrompida no aeroporto de La Paz, à sua chegada. O próprio presidente René Barrientos ordenou que o ex-ministro continuasse falando aos jornalistas até esgotar o tema. Arguedas revelou como ingressou na CIA, depois de ter sido submetido a provas em Lima num detector de mentiras, dopado e interrogado psicologicamente.

No aeroporto, anteriormente, Arguedas havia afirmado que o interrogatório teria ocorrido no Chile. Acusando os agentes da CIA que atuaram na Bolívia apresentando-se com nacionalidade cubana, afirmou que souberam da existência das guerrilhas muito antes que o governo boliviano.

Gol de Rodrigues Neto liquidou o Vasco

O Flamengo deu ontem um grande passo para a conquista da Taça Guanabara-68 ao derrotar o Vasco da Gama, no chamado Clássico dos Milhões por 1 a 0, gol assinalado por Rodrigues Neto aos 26 minutos do segundo tempo, e agora descansa uma rodada para voltar a jogar contra o Bonsucesso.

A arrecadação somou a importância de NCr$ 229.980,50 (86.112 pagantes) e o duelo de torcidas foi o fato marcante do espetáculo: a do Vasco começou muito vibrante, cantando em coro "Olé, olá, o nosso time tá botando para quebrar", mas, depois do revide - "É bacalhau, é bacalhau" - gritou em coro "É urubu" e
m

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Anistia só na terça (Tribuna da Imprensa - 18 de agosto de 1968)

Anistia só na terça (Tribuna da Imprensa - 18 de agosto de 1968)


BRASÍLIA (Sucursal) - O projeto de lei que concede anistia a estudantes e trabalhadores envolvidos nos episódios que sucederam à morte do jovem Édson Lima Souto somente será apreciado pela Câmara na próxima terça-feira, quando, possivelmente, haverá número regimental para a apreciação do projeto.

A proposta, que se encontra incluída na ordem do dia para apreciação e votação desde a semana passada, segundo o sr. Unfrio Machado (MDB-RS), ainda não teve a sua tramitação iniciada, visto que a Arena está manobrando para retardar isso. "A apreciação da propositura foi adiada para a proxima semana - salienta o parlamentar - quando a liderança da maioria espera impedir o comparecimento dos deputados arenistas que são favoráveis à anistia".

Procópio: mundo é do jovem

Com um recorde de 421 apresentações, 51 anos de teatro, dos quais 40 como empresário, sendo o ator que representou o maior número de peças nacionais, João Álvaro Jesus de Quental Ferreira, mais conhecido como Procópio Ferreira, depôs ontem no Museu de Imagem e do Som. Disse que o mundo deveria ser entregue aos jovens, porque são idealistas e estão criando um mundo em uma nova moral.

Durante o depoimento, que irá em cópia para o acervo da Universidade de Essex, na Inglaterra, para o aprendizado da língua portuguêsa, aconselhou aos futuros atores que o "importante na profissão é saber dizer, porque toda arte do teatro se resume na garganta, na voz e na inflexão, que dá a medida justa do sentimento que o autor deseja dar. Saber dizer - afirmou - é saber representar, o resto é enfeite".

Novo habeas para Wladimir no STM

Um novo pedido de "habeas-corpus", em favor do universitário Wladimir Palmeira, vai ser impetrado junto ao Supremo Tribubnal Militar pelo advogado Marcelo Alencar, sob a alegação de que a prisão preventiva de 30 dias, decretada pela II Auditoria da Aeronáutica, se fundamenta numa confissão que não existe.

Somente ontem o juiz-auditor da II Auditoria de Aeronáutica leu oficialmente o texto do mandado de prisão preventiva. Os depoimentos prestados por Wladimir não podem servir como confissão de nada, seguindo a defesa, que espera ver seu recurso julgado na próxima quarta-feira.

Botafogo no Chile

O Botafogo viajou ontem para o Chile e estréia amanhã em Santiago contra o Universidade Católica, seguindo logo depois para Bogotá para enfrentar o Milionários, dia 21, o Benfica, a 24, e a seleção argentina, a 27. Há possibilidade de uma quinta partida, em Lima, ou mesmo em Caracas, mas o Botafogo pensa primeiro na Taça Guanabara. Rogério seguiu com estiramento na coxa e não deverá jogar a primeira partida, amanhã, Zequinha deve substituí-lo.

Zagalo disse no Galeão que não compreendia as mágoas que Manga diz sentir do Botafogo, porque "não é todo dia que um jogador é vendido por 30 mil dólares e ganha mais de mil cruzeiros novos por mês.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Costa comanda operação para vetar anistia - Tribuna da Imprensa - 16 de agosto de 1968)

Ao retornar do Nordeste, na tarde de ontem, o marechal Costa e Silva exigiu do senador Daniel Krieger, presidente da Arena, que o projeto concedendo anistia a estudantes e trabalhadores fosse "sumariamente rejeitado" no plenário da Câmara durante a sessão de hoje, às 13 horas. O chefe do Governo, que assumiu o comando da operação para vetar o projeto, entende que a iniciativa oposicionista é "incompatível à Revolução".

Dispositivo cerra porta da UF

Todas as faculdades da Universidade Federal do Rio de Janeiro tiveram ontem suas portas fechadas, em conseqüência do dispositivo conjunto elaborado pelas autoridades policiais e educacionais, no sentido de prevenir as manifestações estudantis. Também as faculdades da Universidade do Estado da Guanabara mantiveram suas portas cerradas.

Segundo esclareceu o secretário de Segurança, general Luís França, uma reformulação de métodos repressivos contra manifestações urbanas está sendo desenvolvido, de um comum acordo com os reitores e diretores de faculdades, na Guanabara. O secretário indicou que tentará suprimir a repressão física.

TFP agiu na procissão

Com a presença de 3 mil pessoas, a Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro realizou ontem a procissão em louvor a Padroeira, havendo uma quebra de tradição, quando membros da Sociedade de Defesa da Tradição, Família e Propriedade foram repelidos pelos fiéis, ao tentarem conseguir assinaturas para um manifesto que seria enviado ao papa Paulo VI, contra "a infiltração comunista na Igreja".

Os rapazes e moças que penetraram nas dependências da Igreja Nossa Senhora da Glória, com o objetivo de prosseguir a campanha, não tiveram boa receptividade por parte da Irmandade local, saíram e foram tentar coletar assinaturas na parte exterior do templo.

O ponto alto das cerimônias foi a procissão de Nossa Senhora da Glória, realizada em torno da Igreja, participando dela cerca de 3 mil fiéis, e logo em seguida, às 20 horas, a missa solene oficializada por monsenhor Virgílio Lepanda.

Deputado vê Guanabara abandonada

O deputado Silbert Sobrinho (MDB) afirmou ontem, na Assembléia Legislativa, que a Guanabara continua entregue à própria sorte, que sua população está sofrendo os efeitos de um péssimo governo que gasta milhões de cruzeiros novos, mensalmente, "com faustosas propagandas no rádio e na televisão, que só servem para promoções pessoais de secretários".

Após dizer que "se propaganda em programa de televisão valesse a Guanabra estaria com todos os seus problemas de obras realizados, a cidade não estaria esburacada, não teria falta de água, de esgoto, e seria aquele paraíso que todos os cariocas desejam", o parlamentar acentuou que nunca vi coisa igual em toda a minha vida".

CCC invade centro acadêmico em São Paulo (Tribuna da Imprensa - 15 de outubro de 1968)

SÃO PAULO (Sucursal) - O CCC - Comando Caça Comunistas, invadiu e depredou o Centro Acadêmico Osvaldo Cruz, da Faculdade de Medicina da USP. Os corredores, as escadas, portas e paredes estavam completamente pichados - "abaixo os comunas, CCC voltou a atacar, a vitória é nossa". Além das pichações em todas as dependências do CAOC havia uma porta arrombada, outra parcialmente queimada e estilhaços dos vidros das janelas que dão para o pátio da Faculdade. O jornal mural mantido pelos estudantes foi rasgado e algumas cadeiras, quebradas.

Segundo os estudantes, esta foi a primeira vez que o CAOC sofre uma invasão desse gênero. Ressaltam que a posição do Centro está de acordo com as diretrizes traçadas pela UEE, mas que a Faculdade de Medicina é de tendência burguesa. Frisaram, ainda, que os universitários simpáticos do CCC naquela Faculdade constituem minoria insignificante e sempre foram derrotados nas assembléias. Últimamente vêm agindo mais abertamente.

STF escolhe Baleeiro para julgar cassação

BRASÍLIA (Sucursal) - O ministro Aliomar Baleeiro, do Supremo Tribunal Federal, foi sorteado ontem relator da representação oferecida pelo procurador geral da República, pleiteando a suspensão, por dez anos - pena máxima possibilitada pelo art. 151 da Constituição - dos direitos políticos do deputado Márcio Moreira Alves, do MDB da Guanabara.

O relator terá o prazo de oito dias para apresentar o seu parecer, devendo o processo entrar em pauta na segunda sessão ordinária da próxima semana, quando o STF, através da maioria dos votos de todos os 10 ministros, decidirá pelo prosseguimento ou não da ação interposta pelo ministro da Justiça.

Ministro aponta obstáculos à revolução

SÃO PAULO (Sucursal) - O ministro Albuquerque Lima, do Interior, reconheceu ontem, ao iniciar sua conferência no Círculo Militar, que o esforço do marechal Costa e Silva para impor as reformas está sendo obstacularizado "por implicações de inúmeros fatores existentes no próprio meio revolucionário, ainda não destruídos pela própria Revolução".

"É preciso - assinalou - de uma vez por todas, que compreendam os comunistas, os padres e bispos da esquerda festiva, os que se intitulam de estudantes e fazem o jogo de poderosos grupos econômicos, que as Forças Armadas, sempre irmanadas com o povo brasileiro, jamais permitirão a volta ao passado ou o restabelecimento de um regime anti-democrático, de esquerda ou de direita".

Lamentou o ministro do Interior que, "por incrível que pareça, existem ainda homens de responsabiidade no País, que procuram e insistem em transmitir à opinião pública uma proposital concepção distorcida que formam de nós, militares, emprestando-nos, injustamente, qualidades de prepotentes e irascíveis".

domingo, 14 de dezembro de 2008

Wladimir deve permanecer preso por mais 30 dias (Tribuna da Imprensa - 15 de agosto de 1968)

Wladimir Palmeira deverá permanecer preso pelo menos mais 30 dias, segundo calculavam os observadores, depois que o Superior Tribunal Militar rejeitou ontem o pedido de habeas-corpus para o líder estudantil. Seu advogado, agora, terá de recorrer ao Superior Tribunal Federal ou apresentar outro pedido de libertação ao próprio STM, com nova fundamentação, mas ambos os procedimentos tomarão tempo. As lideranças estudantis da Guanabara decidiram ontem esperar até o dia 22 próximo pela soltura de Wladimir. Findo esse prazo - prometeram voltar às ruas para novas manifestações em toda a cidade.

Câmara decide sobre anistia hoje

A Câmara dos Deputados poderá votar hoje o projeto que concede anistia a trabalhadores e estudantes. O projeto, com emenda de votação fixando os efeitos da anistia entre o dia 28 de março e o dia 15 de agosto, voltou a ser aprovado ontem na Comissão de Justiça. Falta agora ser novamente apreciado pela Comissão de Segurança Nacional, mas ainda hoje estará na Ordem do Dia, podendo ser aprovado.

Alterando fundamentalmente os planos da liderança da maioria, a oposição conseguiu evitar que fosse aprovado ontem requerimento para que não houvesse sessão hoje. O MDB para conseguir seu intento utilizou expediente usado antes, em sentido contrário, pela Arena, pedindo verificação da redação final do projeto, para declarar-se em obstrução, não dando número para a votação, com o que fez abortar a pretensão da maioria.

Reitor vê realismo nos estudantes

Na conferência que pronunciou, ontem, perante a Comissão de Economia da Assembléia, o ministro João Lira Filho, reitor da Universidade do Estado da Guanabara, afirmou que "a juventude está realista: já não vive de encontros românticos marcados com a lua e, por isso, a Universidade precisa reestruturar-se para servir a essa juventude e atender aos seus anseios".

O ministro João Lira Filho, que usou como tema da sua palestra "a Universidade em face da Ciência e Tecnologia", salientou ainda que "não queiramos que, por omissão nossa, a juventude se conduza à generalização do slogam asiático "é proibido proibir", semelhante ao "contéstation" gálico.

A censura contra "Os Inconfidentes"

Dona Marina de Melo Ferreira, chefe da Turma de Censura de Diversões Públicas na Guanabara, enviou um espantoso ofício ao empresário do Teatro Gláucio Gill, determinando que seja "interrompida a exibição dos slides retratando as passeatas estudantis, incluindo o último com a bandeira brasileira". A ordem policial se refere à apresentação de "Os Inconfidentes", espetáculo encenado por Flávio Rangel.

A chefe da Turma lembra que a experiência de Teatro Total foi liberada sem restrições. "Posteriormente, porém - diz dona Marina - alguns dos slides foram considerados inoportunos, levando as autoridades superiores a sustá-los, para evitar, inclusive, manifestações contrárias do público à verdade da mensagem artística".

Gama e Silva ameaça anistia a estudantes (Tribuna da Imprensa - 14 de agosto de 1968)

O ministro Gama e Silva conferenciou ontem em seu gabinete, com o senador Eurico Resende, vice-líder da Arena, coordenando a ação que o governo vai desenvolver para a rejeição sumária pelo Senado do projeto que concede anistia a trabalhadores e estudantes, em tramitação na Câmara dos Deputados, mas cuja aprovação no plenário já é considerada tranqüila pela própria bancada governista.

O senador do Espírito Santo, que passava férias no seu Estado, viajou às pressas para a Guanabara, onde manteve contatos sucessivos com vários senadores e, à tarde compareceu ao gabinete do ministro da Justiça recebendo orientação pessoal do sr. Gama e Silva para "o esforço conjugado" do governo contra o projeto do deputado Paulo Macarini.

Wladimir pode ser livre hoje

O Conselho da II Auditoria da Aeronáutica decretou ontem a prisão preventiva de Wladimir Palmeira, por 30 dias, mas, teoricamente, o Superior tribunal Militar poderá conceder hoje habeas-corpus ao líder estudantil, considerando a decisão da Auditoria como elemento de instrução no pedido da medida libertadora.

A Polícia Militar e a DOPS ocuparam novamente o centro da cidade, ontem à tarde, interditando parcialmente a Avenida Rio Branco mas, na mesma hora, o dirigente estudantil Franklin Martins, em entrevista coletiva, afirmava que a polícia "ou chega atrasada, ou então adianta demais", porque nenhuma manifestação estava marcada para ontem. Disse o estudante que a campanha pela libertação de Wladimir Palmeira prosseguirá, e que dentro em breve haverá uma mobilização maciça nas faculdades e nas ruas.

Jânio fica sem garçon em Corumbá

O cerco a Jânio Quadros, esse anel que se fecha à medida que o tempo passa, é o tema de hoje, no Diário de um Confinado, com o repórter Mauro Ribeiro contando a história da transferência do garçon que servia ao ex-presidente, "por ordens superiores". A cidade de Corumbá aos poucos já integrou seus novos moradores - Jânio, os repórteres, os policiais e agentes.

Homenagem a Getúlio será dia 23

Anistia ampla, reformas de base, nova Constituição e restabelecimento de eleições diretas para a Presidência da República figuram em meio às reivindicações que os ex-trabalhistas decidiram apresentar, comemorando mais um aniversário da morte do presidente Vargas. Tudo isso faz parte de um manifesto, que será lido no próximo dia 23, em uma concentração-monstro de populares, na Cinelândia.

Rei Pelé investe capital

Pelé prometeu ao ministro Albuquerque Lima, quando da última estada do Santos em Manaus, que voltaria à capital amazonense dentro de pouco tempo para investir capital na zona franca. Enquanto o "Rei" procura aumentar suas economias, os jogadores do Fluminense receberam terrível advertência: serão multados em sessenta por cento dos vencimentos se perderem sábado para o América.

Pery vê Caxias traído no caso Wladimir - Tribuna da Imprensa - 13 de agosto de 1968

"Se Caxias voltasse à terra e visse o que pretendem fazer com o Exército do qual é patrono, cairia fulminado, preto e duro". Eis o que disse, textualmente, o ministro-general Pery Bevilacqua, quando analisava, ontem, a atitude do juiz Áureo de Sousa e Almeida, que se pronunciou incompetente para apreciar o pedido de prisão preventiva do líder estudantil Wladimir Palmeira.

Momentos após a declaração do ministro do Superior Tribunal Militar, notícias procedentes de Belém informavam que o marechal Costa e Silva fizera ali importante pronunciamento para esclarecer que "a democracia não é apenas uma ordem jurídica ou a forma de um processo político, mas também o sistema econômico em que as relações entre a economia e a natureza humana têm de ser consideradas e obedecidas.

JQ fala do manifesto

"É uma beleza de documento, que compensa grandes aborrecimentos. Irei guardá-lo como um dos documentos mais altos de minha vida política". A declaração foi do ex-presidente Jânio Quadros, em Corumbá, aos membros da Comissão Mista do MDB que lá esteve para entregar a carta do senador Oscar Passos e, ao mesmo tempo, dar seu total apoio ao ex-presidente.

Os senadores Josafá Marinho, Lino de Matos, Bezerra Neto e os deputados Martins Rodrigues, Mário Covas e Mata Machado conversaram demoradamente com o ex-presidente. O sr. Jânio Quadros deu conta do documento que está redigindo sobre a crise brasileira - e que divulgará dentro de 30 dias - no qual faz um verdadeiro histórico das raízes da crise, nas cidades, segundo ele, com a Proclamação da República.

Costa atua em Belém

Belém (Do correspondente) - O presidente Costa e Silva disse ontem, ao agradecer a homenagem que lhe prestaram as classes produtoras do Pará, que a democracia não é apenas uma ordem jurídica ou a forma de um processo político: "É por igual, o sistema econômico em que as relações entre a economia e a natureza humana, isto é, as necessidades do homem, têm de ser consideradas e obedecidas".

O chefe do governo permanecerá o dia de hoje em Belém, sendo que, pela manhã, concederá diversas audiências e à tarde, após um almoço com os comandantes das tropas militares sediadas na região, se reunirá com prefeitos municipais e a bancada parlamentar da Amazônia integrante da Arena. Á noite, encerrando as atividades do governo federal na região, oferecerá um jantar às autoridades.

Vasco perde Zé Maria

O Vasco está tentando com a Portuguesa de Desportos a cessão de Zé Maria, que foi emprestado por um mês, para incluí-lo domingo contra o Flamengo no chamado clássico dos milhões. Ocorre, porém, que o clube paulista tem um compromisso importante, contra o Comercial de Ribeirão Preto, e não quer mais emprestar o zagueiro. Paulinho pode lançar Jorge Luís, de novo.

No Flamengo, Reyes pediu rescisão mas foi convencido a continuar no clube. Já o Fluminense quer antecipar para quinta-feira à tarde seu jogo contra o América, aproveitando o feriado de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, mas esta decisão depende de aprovação geral dos clubes.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Jânio: não vou calar (Tribuna da Imprensa de 12 de agosto de 1968)

CORUMBÁ (De Mauro Ribeiro, enviado especial) - O ex-presidente Jânio Quadro afirmou ontem que não pedirá licença, a quem quer que seja, para falar ou lançar um manifesto à Nação, primeiro porque entende que os Atos Institucionais não estão mais em vigência e, segundo, porque "estou sofrendo uma violência atentatória aos direitos de homem e lutar contra ela é de meu dever".

E complementou: "Tenho certeza de que o Supremo Tribunal cassará essa violência". Explicou Jânio Quadros que o seu manifesto, que será lançado dentro de 20 a 30 dias, estabelecerá a evolução do processo político brasileiro e, principalmente a influência do País, situará, inclusive, nas Forças Armadas, uma seqüência histórica de tradições recentemente adulteradas por conjunturas estranhas a ele.

Minas dá apoio a Jânio

Reafirmando sua confiança no Supremo Tribunal Federal "que cassará essa violência", o ex-presidente Jânio Quadros declarou ontem, em Corumbá, que não pedirá licença a ninguém para lançar seu manifesto, em cujo texto vem se ocupando há dias. Por outro lado, o deputado Gastone Righi (MDB-São Paulo) confirmou que Jânio está sob um círculo fechado, com telefones e correspondência censurados. Sábado, o ex-presidente terá nova solidariedade: a dos deputados do MDB de Minas, que já deram nota oficial em seu favor.

Costa regula venda de terra a estrangeiros

Somente os cidadãos brasileiros, ou estrangeiros que residem legalmente no Brasil, poderão adquirir terras em nosso País. As pessoas jurídicas terão que pedir o "autorizo" do chefe do governo antes de fazer qualquer operação imobiliária. Estes os pontos principais da mensagem que o marechal Costa e Silva encaminhará ao Congresso Nacional, nos próximos dias, visando a controlar a "invasão" estrangeira em vastas áreas do interior. Ao assinar a proposição, o presidente da República proferiu uma frase, que ficará na história: "Ou ocuparemos a Amazônia agora, ou a perderemos no futuro".

Deputado quer comércio enquadrado

Enquanto o deputado Helio Damasceno (Arena) entende que o presidente Costa e Silva faz muito bem em mandar enquadrar na Lei de Segurança Nacional os comerciantes que lidam com gêneros alimentícios e agem desonestamente, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios da Guanabara, ex-deputado Carlos Sampaio, afirma que "isso não é novidade, pois a lei que permite esse enquadramento dos comerciantes desonestos existe há muito tempo".

Depois de acentuar que também existe a Lei da Economia Popular, Carlos Sampaio explicou que as autoridades têm todos os poderes para enquadrar os comerciantes. "É muito fácil, quando os governantes erram seus cálculos sobre custo de vida e outras coisas, colocar a culpa no comércio de gêneros alimentícios, onde no entender dessas mesmas autridades a maior parte é desonesta".

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Comissão do MDB estará hoje com Jânio (Tribuna da Imprensa de 11 de agosto de 1968)

BRASÍLIA (Sucursal) - A Comissão Mista do MDB, integrada pelos senhores Lino de Matos, Josafá Marinho, Mário Martins e Bezerra Neto e dos deputados Mário Covas, Chagas Rodrigues, Martins Rodrigues, Mata Machado, Fernando Gama, Feliciano Figueiredo e Evaldo Pinto, estará hoje em Corumbá, partindo às 10,30 horas de Brasília, para hipotecar solidariedade ao ex-presidente Jânio Quadros.

Esse apoio será dado oficialmente através da carta do senador Oscar Passos, presidente do MDB, no qual está expresso que o partido "acolheu com calorosa simpatia a plena integração do ex-presidente na causa das oposições brasileiras, que lutam, neste instante sombrio da vida nacional, contra o regime liberticida imposto à Nação e pela reforma das instituições, para indentificá-las com a realidade das aspirações nacionais".

Arena quer anistia

BRASÍLIA (Sucursal) - Deputados da Arena, entre os quais Francelino Pereira e Monteiro de Castro, solicitaram ontem ao líder do governo, Ernane Sátiro, que interfira junto ao presidente Costa e Silva no sentido de obter a libertação total do partido para a votação do projeto que concede anistia a trabalhadores e estudantes envolvidos nos acontecimentos estudantis que se sucederam à morte do jovem Édson Luís de Lima Souto.

Os líderes da chamada "Ala Jovem" da Arena acham que se o governo abrir mão do projeto e não declarar "questão pechada", como é o desejo de alguns parlamentares radicais, estará dando uma grande demonstração pública de tolerância e, ao mesmo tempo, dando importante passo para o restabelecimento do diálogo democrático entre o governo e a mocidade brasileira.

Governo quer mesmo punir comércio

Assessores do ministro da Justiça confirmaram ontem que estão passíveis de enquadramento na Lei de Segurança Nacional todos os comerciantes que aumentem arbitrariamente seus lucros, lembrando que o Decreto-Lei nº 2, de 14 de janeiro de 1966, fixou o foro da Justiça Militar, "na forma da legislação processual vigente", para os infratores e os responsáveis pelos crimes contra a ordem econômica e social.

Explicaram que os crimes contra a economia popular, "praticados por comerciantes inescrupulosos, que têm se aproveitado de crises políticas para majorarem os preços de seus produtos", estão capitulados também na Constituição nos seus artigos 122 e 157, os quais prevêem o processamento dos infratores através da Justiça Militar.

Fla-Flu sacode Maracanã

Botafogo x Bangu (esta noite) e Fla-Flu (amanhã à tarde no Maracanã) é a programação do fim de semana para quem gosta de futebol. E não podia ser melhor. A Taça Guanabara completa a terceira rodada, que começou na quarta-feira com Bonsucesso 1 x América 0, e os quatro clubes só pensam na vitória para manterem as esperanças no título. Na verdade o Flamengo está em melhor situação, é o líder com 4 pontos ganhos, seguido do Bonsucesso (um jogo a mais) com 3, Botafogo, Fluminense e Vasco (este folga) com 2, América 1 e Bangu 0.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Governo veta mas arenistas apóiam anistia (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

Não obstante o veto do governo, a Comissão de Justiça da Câmara aprovou, ontem, por 13 votos a 1, o projeto que concede anistia a estudantes e operários envolvidos nos acontecimentos desencadeados com a morte do estudante Édson de Lima Souto. Agora a proposição será submetida a plenário, que poderá igualmente aprová-la, pois uma parte considerável da Arena está favorável à medida. Ainda na área estudantil, Wladimir Palmeira, cujo depoimento na polícia transcrevemos na íntegra, poderá ser posto em liberdade, nas próximas horas, caso o Superior Tribunal Militar conceda, hoje, o habeas-corpus impetrado em seu, favor. Mas de Brasília a palavra de ordem é a luta aberta contra o governo, segundo os termos de um manifesto distribuído, ontem, pelos estudantes.

Governo ameaça enquadrar comércio

O presidente Costa e Silva, antes de viajar para a Amazônia, recomendou aos assessores jurídicos do governo que promovam estudos para permitir o enquadramento na Lei de Segurança Nacional dos comerciante que especulam no comércio atacadista e varejista de todo o País, e que são os responsáveis, segundo o entendimento de autoridades governamentais, "pela injustificada elevação do custo de vida".

Um dos juristas que está estudando a matéria confidenciou ontem que os responsáveis pela política econômica do governo não encontram explicações para os índices de elevação do custo de vida verificados no mês passado, que contrariam todas as estimativas oficiais. Entendem que muitos comerciantes estão se aproveitando das crises políticas ocorridas no País para alterar os preços de seus produtos, muitos agindo criminosamente, "com ânsia redobrada de enriquecer depressa".

Costa repele ditadura

"Jamais serei um ditador", eis o que disse, ontem, o marechal Costa e Silva, ao receber o título de cidadão honorário do Amazonas, que lhe foi conferido pela Assembléia Legislativa daquele Estado. Depois de ressaltar que vivemos em uma hora de dificuldades, o presidente da República se referiu à "aflitiva inquietude e às reivindicações tantas vezes justas dos moços das nossas escolas superiores", mas condenou os desrespeitos à lei que, no seu entender, cometem, com freqüência, os estudantes.

O discurso do marechal Costa e Silva teve como característica principal a importância que deu à crise estudantil, chegando inclusive a citar, com números, os prejuízos que ela acarretou ao País, através da queda brusca na arrecadação dos impostos.

Miami: negros fazem motins

Enquanto Nixon pronunciava o seu discurso de aceitação da candidatura à Presidência dos Estados Unidos, os negros provocavam novos motins, saqueando e incendiando estabelecimentos comerciais, no bairro de "Liberty City", em Miami, a cerca de 10 quilômetros do local onde se realizava a convenção do Partido Republicano.

A polícia interveio com violência, disparando contra os negros, que se valeram de coquetéis molotov em suas depredações. Embora não se saiba o número de vítimas, teme-se que haja muitos feridos em conseqüência do fogo cerrado dos policiais, que passaram, em seguida, a perseguir os negros, quando estes fugiam desesperados com a fumaça do gás lacrimogêneo.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Manifesto de JK pode dar em desterro (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

8 de agosto de 1968


Dentro da nova linha de endurecimento do governo, Juscelino Kubitschek poderá ser o próximo confinado, caso insista em divulgar o seu propalado manifesto, ou qualquer pronunciamento de crítica aos atuais detentores do Poder. Os passos do ex-presidente da República já estão sob rigoroso controle das autoridades do Ministério da Justiça, que não escondem o propósito de impor a JK o silêncio a que estão sujeitos todos os políticos cassados. Mas os amigos do sr.

Kubitschek continuam a insistir na necessidade de sua participação na luta pela redemocratização do País, através de declarações contrárias ao governo, ainda que isso lhe custe um longo período de confinamento.

MDB viaja a Corumbá

BRASÍLIA (Sucursal) - Em nota oficial, a Comissão Executiva Nacional do MDB manifestou o seu "inconformismo ante as providências de ordem punitiva que o governo tem tomado, como ainda ontem se verificou, na Guanabara", ao mesmo tempo em que decidiu enviar uma representação partidária à Corumbá, para visitar o ex-presidente Jânio Quadros.

A Comissão designada pelo MDB, terá a seguinte composição: senadores Lino de Matos, Josafá Marinho, Bezerra Neto e Mário Martins deputados Mário Covas, Martins Rodrigues, Mata Machado, Fernando Gama, Chagas Rodrigues, Feliciano Figueiredo e Evaldo Pinto.

Exército fica de novo de prontidão

A maioria das unidades do Exército, com base nas informações de que os estudantes persistirão hoje na movimentação de rua, entrou, desde as seis horas da manhã, em regime de prontidão, mas os soldados não participarão ostensivamente da repressão, permanecendo no mesmo estado de alerta, recolhidos aos quartéis, como vem sendo adotado desde terça-feira.

14 carros de combate, cada um com 28 homens, constituíram o contingente do I Exército que se manteve, ontem, de sobreaviso, nas dependências do Quartel General, prontos para entrar em ação se ocorressem incidentes entre os estudantes e as tropas da Polícia Militar, encarregadas da repressão. Só às 18 horas, o contingente recolheu-se ao qualtel de sua unidade, no Batalhão da Polícia do Exército.

Brasil quebra a escrita

A tática argentina de armar um sistema defensivo de sete homens, com dois líberos, e tentar o gol de contra-ataque, ontem, não surtiu o efeito desejado por eles, embora durante 40 minutos tivessem êxito, tanto na defesa como nas jogadas isoladas para tentar o gol. Mas quando isso aconteceu, surgiu o goleiro Félix para acabar com o desejo dos argentinos. Se não bastasse a vitória, para satisfação do público, este, de pé, explodiu, em alegria, quando após quatro minutos sem que os argentinos pusessem o pé na bola, Jairzinho marcou o quarto gol da seleção brasileira e o seu único da partida.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

68 Governo nega anistia para estudantes (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

7 de agosto de 1958

Afirmando que os estudantes ainda estão em luta aberta contra o governo, Ernâni Sátiro nega à Câmara razões jurídicas para votar o projeto, que concede anistia tanto aos jovens envolvidos nos últimos acontecimentos estudantis quanto aos trabalhadores. O líder governista já está voando para Brasília, onde pretende impor à Câmara a rejeição do projeto, sob a alegação de que só é possível perdoar os crimes políticos quando as duas partes não mais se encontram em litígio.

O que quer Negrão

O governador Negrão de Lima foi acusado, ontem, na Assembléia Legislativa, pelo deputado Mauro Magalhães (MDB) de estar no firme propósito de jogar a população da Guanabara contra as Forças Armadas, ao pedir intervenção Federal para ajudar no equema de repressão policial à passeata estudantil que estava programada para ontem. O parlamentar, que foi um dos vários deputados que deploraram a atitude do sr. Negrão de Lima, acentuou que o governador da Guanabara, "eleito pela maioria do povo deste Estado, acaba de trair, mais uma vez, a população do Brasil ao se considerar incapaz e pedir a intervenção das Forças Armadas para reprimir os estudantes".

Cinelândia vira quartel da DOPS

Os agentes da Delegacia de Ordem Política e Social, mobilizados para impedir a manifestação, concentraram suas atenções na Cinelândia, onde os populares curiosos observavam os choques da PM, que permaneciam de prontidão para qualquer eventualidade. A Cinelândia estava interditada e os choques em fila, com os soldados armados de fuzis e metralhadoras. A DOPS fazia o trabalho de limpeza da área, que consistia em revistar os populares ou jovens que parecessem ser estudantes. Os agentes pediam os documentos aos transeuntes e os que fossem estudantes eram levados para o "Coração de Mãe". Os estudantes, reunidos à noite, voltaram a anunciar uma nova passeata para amanhã.

Violência policial força reação negra nos EUA

A onda de violência que sacode a América Latina começa a se extender aos Estados Unidos, onde a população negra ameaça o desencadeamento de um "novo verão violento", se as autoridades governamentais não impedirem o massacre sistemático dos negros por parte de orgnaizações racistas e dos policiais. Ontem em Los Ângeles, três negros foram mortos após um violento tiroteio contra a polícia. Segundo a versão policial o ataque aos negros se deu após a recusa desses em permitir que se revistassem o carro em que viajavam. Os líderes integracionistas, entretanto, afirmam que foi um ato de provocação. Três negros foram mortos e feridos gravemente dois agentes da polícia, em Los Ângeles, um quarto preto conseguiu escapar e encontra-se armado com uma pistola.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Negrão pede tropas contra manifestação (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

6 de agosto de 1968

Para protestar contra a prisão do líder Wladimir Palmeiras, os estudantes reafirmam o seu propósito de voltar às ruas, hoje às 11,30 horas, realizando uma concentração na Cinelândia, em que se farão ouvir alguns oradores, representantes de entidades universitárias e de outras categorias sociais. Não obstante o seu sentido pacífico, a representação não foi permitida pelas autoridades policiais, tendo o governador Negrão de Lima solicitado a intervenção de tropas federais para reprimir a manifestação, num esforço conjugado com a polícia estadual.

De acordo com esse esquema, tropas do Exército, Marinha, Aeronáutica, Guarda-Civil, Serviço de Trânsito, PM e investigadores da DOPS entraram em prontidão, a partir de zero hora. Mas as lideranças estudantis organizaram o seu próprio dispositivo de segurança, afirmando não ver necessidade na execução do plano elaborado pelas autoridades, sob a denominação de "operação vertical". Os militares e civis recrutados formam um contingente de 10 mil homens, que têm instruções para evitar a realização das manifestações.

Jânio não tem derrame e está até muito bem

Não se confirmaram os boatos espalhados ontem de que Jânio Quadros teria sofrido um derrame cerebral, em seu confinamento no interior de Mato Grosso. Em contato telefônico direto com o nosso enviado especial a Corumbá, Mauro Ribeiro, tivemos informação, às primeiras horas de hoje, de que o ex-presidente da República está em excelentes condições físicas, não havendo nenhuma preocupação quanto à sua saúde.

Republicanos escolhem candidato

A vigésima-nona convenção do Partido Republicano foi aberta, em Miami, com uma "invocação" do arcebispo católico de Miami, monsenhor Carroll, que conclamou os delegados a demonstrarem "cordura e "valentia". O artista norte-americano John Wayne, em uma curta intervenção, enalteceu os valores tradicionais do patriotismo e do respeito à bandeira norte-americana.

No entanto, a verdadeira atividade política esteve concentrada nos grandes hotéis da célebre avenida de Miami Beach, o famoso "Strip", entre o Atlântico e a Bahia de Biscayne. Os esforços dos três candidatos - Nixon, Rockefeller e Ronald Reagan - e de seus estados-maiores se voltam para os delegados, para evitar que estes se somem aos efetivos de seus adversários.

Nesse plano, o governador Nelson Rockefeller obteve uma vitória temporária. Os 58 votos de Ohio, no primeiro turno da votação de quarta-feira à noite, ficarão com o "filho favorito" desse estado, o governador Jamel Rhodes. Pessoalmente, Rhodes se inclina para Richard Nixon, mas depois de uma reunião plenária da delegação, reconheceu que a maioria desejava reservar o seu voto, permanecendo, no primeiro turno, por trás do governador.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Governo diz que prisão de líder foi erro (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

5 de agosto de 1968


O "governador" Luís Viana, da Bahia, e seu colega Abreu Sodré, de São Paulo, acompanhados pelo senador Daniel Krieger, presidente da Arena, almoçaram ontem juntos, no Rio, e entenderam que a prisão do líder estudantil Wladimir Palmeira foi "um lamentável erro político do governo", porque vai dar motivo para manifestações dos estudantes que já não tinham condições para fazer, com êxito, novas concentrações.

Discutiram inclusive a idéia de se avistarem com o marechal Costa e Silva, no Palácio das Laranjeiras, hoje pela manhã, para tratar do problema com o chefe do governo, ocasião em que reiterariam ponto de vista já firmado de que as questões do ensino no Brasil só serão solucionadas quando houver as reformas dos sistemas atuais, que consideram completamente superados.

Visita de Lacerda aumenta repressão a Jânio

CORUMBÁ (De Mauro Ribeiro, enviado especial) - O aeroporto desta cidade passou todo o dia fortemente policiado ante a notícia de que o ex-governador Carlos Lacerca chegaria ontem para se avistar com o sr. Jânio Quadros. Corumbá foi dominada por uma série de boatos, desde a chegada iminente do sr. Carlos Lacerda, que já estaria em Campo Grande, até um encontro secreto entre os Srs. Jânio Quadros, Juscelino Kubischek e um emissário do Sr. João Goulart, numa fazenda situada perto da cidade.

O ex-presidente Jânio Quadros confirmou que vai mesmo divulgar, nos próximos 15 dias, um manifesto de críticas ao governo, sendo que até a quinta-feira liberará para os jornalistas partes do documento, onde ele narra todos os fatos que precederam o seu confinamento.

Jordânia convoca conselho da ONU

O governo jordaniano solicitou ontem a reunião urgente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, após o ataque da aviação israelense a seu território precisamente na região de El Salt, onde os israelenses acreditam ser a base da organização palestina "El Fatah".

Antes de iniciar o ataque aéreo contra a Jordânia os aviões israelenses lançaram panfletos na região de Salt, que expressavam as seguintes advertências: "Saibam que o que os espera em Israel é a morte ou o cárcere. Vossos chefes vos enganam. Só no mês de julho enterramos 44 terroristas e mais de 200 estão em nossas prisões.

Convite a Saldanha agita seleção

O convite do chefe da delegação carioca, Sr. Ciro Aranha, ao comentarista João Saldanha, para assessorar o técnico Zagalo à boca do túnel no jogo de quarta-feira com os argentinos, desagradou ao supervisor, técnico, médico e preparador físico da seleção.

Aranha tomou esta decisão sem fazer qualquer consulta, tanto que resolveu marcar uma reunião para hoje, às 17h30 horas, entre os membros da cúpula, mas Zagalo e Lídio Toledo já anunciaram que não poderão comparecer. O técnico levará sua mulher ao médico e Lídio alegou que todas as segundas-feiras viaja para o interior de São Paulo a fim de operar num hospital.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Jânio em luta pela liberdade (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

4 de agosto de 1968

Proclamando que deseja ver o "País retornar aos caminhos da liberdade", o sr. Jânio Quadros transmitiu, ontem, à imprensa, através do sr. José Aparecido, uma síntese do que será, em linhas gerais, o manifesto que está redigindo, em Corumbá. O ex-presidente cita, como prova da crise institucional em que vivemos, o suicídio de Vargas, o impedimento de Café Filho e Carlos Luz, a sua renúncia, e, por último, o confinamento do jornalista Helio Fernandes e o seu próprio.

Só Amazônia é tema da reunião ministerial

O presidente Costa e Silva reuniu-se ontem com o Ministério, no Palácio das Laranjeiras, das 9 às 13 horas, para estudar os problemas de caráter administrativos que deverão ser abordados durante o período de uma semana que o governo federal passará instalado na Amazônia. Oficialmente, informou-se que durante a reunião nenhum problema de natureza política foi tratado pelo chefe do governo.

Depois da reunião, o marechal Costa e Silva ofereceu um almoço, nas próprias dependências do Palácio presidencial, para os membros de seu Ministério e mais os senadores Gilberto Marinho, presidente do Senado e Daniel Krieger, presidente nacional da Arena, e o deputado José Bonifácio, presidente da Câmara Federal.

Costa e Silva justifica repressão aos estudantes

Dirigindo-se aos estudantes responsáveis pelos Diretórios estaduais de todo o País, o presidente Costa e Silva disse que a repressão do governo aos movimentos reivindicatórios estudantis só é feito no ponto em que "o direito de uma pessoa termina e começa o da outra".

"Agitação de rua não resolve o problema. As reivindicações que levam o governo a intervir não são aquelas pedindo mais aulas ou mais verbas, mas as que se extendem pelas ruas pregando "abaixo a ditadura" num País em que há liberdade a ponto de o presidente da República estar dialogando em Palácio".

Arena pede a Costa que não atenda pressões

Os dirigentes nacionais da Arena vão solicitar ao marechal Costa e Silva que repila as pressões de grupos militares contra as candidaturas de ex-governadores que desejam retornar aos governos de seus estados nas eleições gerais de 1970, devendo também as seções regionais do partido formalizarem documento para protestar contra as gestões que estão sendo feitas no sentido de impedir as mesmas candidaturas.

Entendem os líderes da Arena que, além de não haver nenhum dispositivo constitucional que impeça as candidaturas de ex-governadores, o anteprojeto da nova lei de inelegibiidade, que se encontra em mãos do ministro Rondon Pacheco, da Casa Civil, também não prevê nenhuma incompatibilidade, ficando as pressões, segundo consideram, "por conta dos homens que só sabem trazer dificuldades políticas para o Governo".

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Lacerda diz que irá mesmo se reunir com Jânio (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

SALVADOR (Do correspondente) - Ao passar por esta cidade, ontem, a caminho da Guanabara, onde deverá chegar hoje, o ex-governador Carlos Lacerda manteve encontro com amigos e repórteres aos quais confirmou que irá ao encontro do ex-presidente Jânio Quadros, em Corumbá. Mato Grosso. Adiantou ainda que no encontro que manterá com o Sr. Jânio Quadros pretende discutir a ampliação dos Pactos de Lisboa e Montevidéu, firmado com os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e João Goulart.

Jânio pode ficar incomunicável para não ver CL

O governo federal pode determinar hoje, logo após a reunião ministerial, que o ex-presidente Jânio Quadros, confinado em Corumbá, permaneça em estado de incomunicabilidade como fórmula para impedir as suas entrevistas diárias à imprensa e o anunciado encontro com o ex-governador Carlos Lacerda, que as autoridades governamentais consideram iminente.

A reunião ministerial, que se inicia às 9h30, no Palácio das Laranjeiras, deverá se revestir de grande importância, embora a sua convocação tenha sido feita "exclusivamente" para exame das reivindicações prioritárias da Amazônia, para onde o foverno se deslocará a partir do dia 6.

Trabalhador vai a Costa contra Saúde

Representantes de confederações e federações de trabalhadores conseguiram ontem, do ministro do Trabalho, Sr. Jarbas Passarinho, a promessa de obter uma audiência com o marechal Costa e Silva, para os dirigentes sindicais, quanto estes manifestarão ao presidente seu repúdio ao Plano Nacional de Saúde. O Sindicato dos Bancários da Guanabara começou ontem a fase reparatória da campanha salarial da classe, afixando pela cidade milhares de cartazes de convocação para a reunião de hoje. Um desses cartazes afirma que "só a greve derruba o arrocho.

Abguard Renauld é o novo imortal da Academia

Com 18 votos obtidos no primeiro escrutínio, o poeta educador e conferencista Abguard Renault foi eleito ontem o quinto ocupante da cadeira número 12 da Academia Brasileira de Letras, no lugar do embaixador José Carlos de Macêdo Soares, morto aos 85 anos de idade, tendo dedicado os últimos 35 anos de sua vida à Academia.

Dos 35 imortais votantes, 21 estiveram presentes, tendo o presidente da Academia, sr. Austregésilo de Athaíde, declarado na ocasião que "Abguard Renauld não tem uma obra muito numerosa, mas é muito apreciado pelos colegas. Segundo opinião do acadêmico Afrânio Coutinho, a eleição de Abguard Renault no primeiro escrutínio foi uma grande surpresa para os presentes.

Bangu luta com o Flamengo na Taça Guanabara

O Bangu estréia na Taça Guanabara, enfrentando hoje à noite, no Maracanã, o Flamengo, um dos líderes do torneio. Amílcar Ferreira volta ao apito, e na preliminar jogam as seleções do Departamento Autônomo e cadetes da Aeronáutica. Brito assinou com o Vasco e pediu para servir à seleção carioca, segundo anunciou no coquetel dos 70 anos do Vasco. Zagalo espera o apoio dos clubes no amistoso contra os argentinos. Almir arruma suas malas para jogar no México, e a nossa sucursal em Curitiba explica a crise no futebol paranense, que está ameaçado de não se representar no Robertão.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Carlos Lacerda a caminho de Jânio em seu degredo (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

1 de agosto de 1968

O ex-governador Carlos Lacerda declarou, ontem, em Recife, que vai ao encontro do ex-presidente Jânio Quadros em seu confinamento em Curumbá, pois agora é fácil encontrá-lo em "local certo e sabido". A seguir, Lacerda admitiu que pode reintegrar-se ao esquema "revolucionário", desde que o marechal Costa e Silva se proponha a atendê-lo nas seguintes reivindicações: 1ª - Elaboração de uma nova Carta Magna; 2ª - Convocação de uma Assembléia Constituinte; 3ª - Eleições diretas para a Presidência da República. O ex-governador da Guanabara manteve também uma longa conferência com dom Hélder Câmara, no Palácio de Manguinhos, sem que nada fosse revelado desse encontro.

Corumbá: JQ diz que recebe CL com prazer

CURUMBÁ - Às primeira horas de hoje, o sr. Jânio Quadros afirmou que receberá com prazer a visita do sr. Carlos Lacerda, caso o ex-governador da Guanabara aqui apareça. Por outro lado, dona Eloá declarou que vai passar a fazer pronunciamentos políticos, retratando "o quadro de forças a que fui submetida".

Jânio quadros repeliu as exigências do general Mendonça Lima, no sentido de que não desse mais entrevistas à imprensa, limitando sua ação a uma área que seria traçadas pela II Brigada Mista. O ex-presidente está inteiramente cercado. Na porta do apartamento onde se encontra hospedado acha-se um agente federal de plantão. Na entrada do hotel, mais dois agentes e, nas imediações, um jipe com um sargento e dois soldados.

Justiça pode julgar JQ depois do confinamento

SÃO PAULO - (Sucursal) - O processo formado ontem na Sexta Vara da Justiça Federal, constituído da portaria do ministro da Justiça que confinou o sr. Jânio Quadros, somente será julgado daqui a quatro meses se o juiz encarregado do caso, sr. José Pereira Gomes, cumprir rigorosamente os trâmites normais.

O ministro Gama e Silva, cumprindo a exigência fixada no Ato institucional nº 2, enviou ontem à tarde à Justiça Federal de São Paulo a cópia de sua portaria, acompanhada de um ofício e da investigação sumária realizada pela seção paulista do Departamento de Polícia Federal. O processo foi então organizado e, em seguida, o juiz distribuidor Caio Plínio Barreto fez o sorteio, que indicou a Sexta Vara, cujo juiz homologará ou não a decisão do ministro da Justiça.

Arena pede a Costa que ouça

A liderança da Arena resolveu fazer novo apelo ao marechal Costa e Silva para que estude, sem prevenções, as reivindicações da Igreja, dos trabalhadores, estudantes, intelectuais, artistas e parlamentares que estão fazendo movimentos de rua, lembrando ao chefe do governo que nenhuma classe "quer derrubar o regime mas apenas colaborar na reforma das estruturas sociais que estão estagnando o País".

O senador Daniel Krieger, que se encontrava ontem em Porto Alegre, deverá ser, na qualidade de presidente do partido, o portador do documento contendo as ponderações dos parlamentares que apóiam o governo, o que ocorrerá durante um encontro do marechal Costa e Silva com todos os líderes e vice-líderes da Arena, que será oportunamente marcado.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Kruel: militares não apóiam confinamento (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

31 de julho de 196

Depois de classificar o confinamento do sr. Jânio Quadros de "grosseiramente inconstitucional", o marechal-deputado Amauri Kruel condenou, ontem, "aqueles que usam o nome das Forças Armadas para praticar atentados contra a democracia", arrastando o marechal Costa e Silva a abandonar o caminho que prometeu seguir, quando candidato à Presidência da República.

O parlamentar carioca sustentou ainda a tese que nega validade aos Atos Institucionais, no seu entender extintos desde que entrou em vigor a Constituição de 1967.

Indiferente às discussões em torno dos aspectos jurídicos do seu ato, o ministro da Justiça passava a especular para que jurisdição deveria encaminhar o processo de confinamento do sr. Jânio Quadros, que será examinado pela Justiça Federal. Segundo informação colhida em círculos oficiais, o sr. Gama e Silva estaria receoso de submeter-se ao veredicto dos juízes de São Paulo, onde há dois magistrados contrários à medida. Enquanto isso, o ex-presidente descia em Curumbá, após um vôo de duas horas, onde ficará hospedado, inicialmente, na residência do comandante do 17º Batalhão de Cocadores do Exército.

Jânio vê governo levando povo à tragédia coletiva

BRASÍLIA (Sucursal) - O deputado Mário Covas, líder do MDB na Câmara Federal, leu ontem da tribuna a carta que o ex-presidente Jânio Quadros enviou ao senador Oscar Passos, presidente do Partido, protestando em nome de milhões de patrícios frustados, empobrecidos, difamados e perseguidos, confinados todos contra um governo insensível que acabará por levar-nos à tragédia coletiva".

"Nunca furtei, nem permiti furtar. Sempre mantive a autoridade e a exerci como repressão da vontade das urnas e do livre debate das idéias. Como seria, agora, o alhejamento. Neste instante, porém, permaneço com valores imutáveis de nossa civilização - mocidade, intelectuais, operários, igreja - e mantenho a fé", disse o sr. Jânio Quadros.

Bispo de Crateús diz que governo tem de ouvir estudante

O bispo de Crateús, dom Antônio Fragoso, participou, ontem, do Forum Universitário realizado no Teatro de Arena da Faculdade de Economia da UFRJ. Dividindo a palestra em três partes, falou sobre "A realidade brasileira", "O estudante na realidade brasileira" e "A Igreja na realidade brasileira". Além do prelado, estiveram pressentes, como convidados, os professores Alberto Coelho de Souza e Maria Yeda Linhares e como assistente o psiquiatra Helio Pelegrino.

O bispo de Crateús disse, entre outras coisas, "que atualmente o estudante é a maior força de contestação anulando a segurança instalada pelo governo para detê-los". Afirmou, ainda, que só existe uma opção para as autoridades: levar a sério os movimentos estudantis e realizar as reformas reclamadas pela classe.

Jânio: Só pela força me levam para Mato Grosso (Tribuna da Imprensa há 40 anos)

30 de julho de 1968



Em face da violenta reação do Sr. Jânio Quadros, que protestou contra o tratamento dispensado a um ex-chefe do governo, o ministro da Justiça fez uma pequena concessão, dilatando até as sete horas da manhã de hoje o prazo dado inicialmente para que o ex-presidente se decidisse a cumprir a ordem de confinamento. Enquanto se processavam essas demarches, o cerco policial ia se fechando em torno da casa do Sr. Jânio Quadros, inclusive com a presença de soldados do Exército, armados de metralhadora, que aguardavam ordens para entrar em ação.

Parlamentares, líderes sindicais, além de amigos e admiradores do ex-presidente, em clima de forte tensão, permaneciam no interior da casa sitiada, onde sucesivas reuniões, sob o comando do próprio Jânio, discutiam as medidas cabíveis contra o ato do governo.

JK estuda o desterro

Só hoje pela manhã o ex-presidente Juscelino Kubitschek decidirá o que fazer em relação ao confinamento do Sr. Jânio Quadros. Reunido com antigos auxiliares e com o deputado Renato Archer, o ex-presidente Juscelino Kubitschek, em face da precariedade de informações sobre o confinamento de Jânio Quadros, deixou para hoje qualquer decisão pública a respeito do assunto: Tendência: publicação de um minifesto de apoio a Jânio.

Josaphat denuncia que degredo contraria tudo

O senador Josaphat Marinho (MDB-Bahia) disse ontem que o confinamento do Sr. Jânio Quadros, determinado pelo ministro Gama e Silva, "contraria, fundamentalmente, todos os preceitos jurídicos do País", acentuando que os Atos Institucionais, que serviram de apoio à decisão ministerial, perderam todos os seus efeitos com a entrada em vigor da Constituição de 1967.

"O que o Artigo 173 da atual Constituição quis preservar, explicou, foram determinados efeitos das aplicações dos Atos Institucionais, como, por exemplo, o impedimento de os cassados votarem ou serem votados. Não há, porém, nem no corpo das disposições permanentes nem no das disposições transitórias, uma regra, mas uma só, que, explícita ou implicitamente, consagre a sobrevivência dos Atos Institucionais e complementares.

Almir volta ao Flamengo e forma aquela dupla com Silva

Almir, o pernambuquinho agitado, pode voltar ao Flamengo. Ele ontem apareceu na Gávea e bateu um longo papo com os velhos companheiros. Foi aquela festa. O "careca", como é chamado pelos rubro-negros, é estimadíssimo por todos. Silva logo indagou se ele não queria voltar. "Mas é claro que eu quero", foi a resposta. E Almir disse mais: "Estou com 29 anos, só, ainda jogo mais quatro anos no mínimo. Posso ser útil a qualquer clube e aqui tenho mais ambiente. Gosto do Flamengo de graça, aliás jamais deveria ter saído daqui". Almir deseja encerrar sua carreira na Gávea. Sua contratação, por NC$ 25 mil, é muito viável agora que César foi vendido.

Novos confinamentos após degredo de Jânio

29 de julho de 1968


Seguindo-se ao confinamento do sr. Jânio Quadros, uma série de outros fatos políticos, da maior importância, deverá sacudir o País durante o mês de agosto, conhecido em nosso calendário pelas tragédias que a história registra, nos últimos anos. Entre os atos de força com que alguns homens do governo pretendem desencadear uma ofensiva para silenciar as vozes consideradas incômodas, estaria em cogitação também um novo confinamento para o jornalista Helio Fernandes, caso o STF considere em vigor os atos institucionais.

Mas enquanto não se decide a sua "sorte", o sr. Jânio Quadros continua tranqüilo, passando um excelente fim de semana. Ontem, almoçou com o seu amigo João Paulo Arruda e deu algumas esticadas pela praia de Guarujá. O ex-presidente não autorizou nenhum pedido de habeas corpus, a não ser ao sr. Pedroso Horta, que considera a tese do advogado Evaristo de Moraes Filho (ao defender o diretor da TRIBUNA) como a mais viável no caso, já tendo sido quase vitoriosa junto ao Tribunal Federal de Recursos.

Bancários e securitários em campanha

Bancários e securitários reuniram-se em São Paulo e lançaram uma declaração onde afirmam que, a partir do golpe de Estado de 1964, o imperialismo norte-americano domina a política nacional, gozando cada vez mais da aliança tanto dos patrões como do governo. O documento, que se intitula "Declaração de São Paulo", denuncia a tentativa de corrupção dos sindicatos e exorta os trabalhadores a recorrerem à greve contra o arrocho salarial. No Rio, os estudantes traçarão hoje de manhã um esquema de comícios-relâmpago para a semana, estando desde já decidido que o importante, agora, é falar aos operários.

Tchecos e russos decidem hoje a crise

O grande encontro entre soviéticos e tchecoslovacos, para pôr fim em um período de incertezas que se prolonga há quinze dias, começam hoje. O presidium tchecoslovaco inteiro partiu ontem mesmo de Praga em diferentes aviões rumo à cidade Tchecoslováquia de Koscise, a oeste do país, de onde partiu de trem para rumo desconhecido. As opiniões são de que as conversações se realizarão em um castelo afastado, ou em um trem especial em alguma parte da Tchecoslováquia, longe das curiosidades indiscretas, e sobretudo burlando a presença de jornalista.

As conversações não poderão durar mais de um dia ou dois no máximo. Os resultados serão conhecidos por um comunicado final, a não ser que só se publique um breve comentário sobre a reunião que cite os principais participantes que são em princípio o Politburg soviético e o Presidium Tchecoslovaco, ambos com todos os seus membros.

Empate do Vasco e derrota da seleção por 1 x 0

Vasco e Botafogo empataram em um gol ontem à tarde, no Maracanã, na principal partida da primeira rodada da Taça Guanabara. Gérson, autor do gol (de bico) do Botafogo, foi juntamente com Eberval, o melhor em campo. Mais longe, em Assunção, a seleção do Brasil (rerpesentada pelos paulistas) perdeu de 1 x 0 para o Paraguai com um gol de Vicente Cabral, assinalado quando faltavam três minutos, mas ficou com a Taça Osvaldo Cruz, porque o regulamento da competição dava esta vantagem ao detentor do troféu em caso de ampate. Brasil havia goleado este mesmo escrete improvisado do Paraguai por 4 x 0, na noite de quinta-feira.