Milícias agem contra invasores (Tribuna da Imprensa - 26 de agosto de 1968)
Paris (FP - TRIBUNA) As milícias populares tececoslovacas começaram a agir na resistência contra os ocupantes, informou ontem o correspondente da agência CTK em Paris. A mencionada agência de notícias tchecoslovaca recordou que as milícias populares são formadas por voluntários armados sob as ordens do Partido Comunista e que agora cumpriam seu dever apoiando o governo legal de Alexander Dubcek.
Segundo a CTK, as milícias protegem as empresas industriais, "que constituem a principal riqueza da sociedade socialista tchecoslovaca". A mesma agência frisou também que a polícia de seu país estava dividida entre os que continuavam apoiando o governo legal e os elementos que foram alijados de suas funções por sua participação nos atos ilegais da década de 1950.
STM julga novo habeas de Wladimir
O Superior Tribunal Militar julgará hoje, à tarde, o novo pedido de "habeas-corpus" em favor do líder estudantil Wladimir Palmeira, desde que o relator do processo, ministro Wladimir Tôrres, receba em tempo as informações que solicitou para instruir o seu voto, e que até sexta-feira última não haviam sido fornecidas ao STM.
Embora não se conheça o teor das diligências reclamadas pelo ministro relator, pois que nem mesmo a defesa teve acesso aos quesitos, admite-se que se refiram a detalhes quanto às circunstâncias em que se deu a aprovação da prisão preventiva de Wladimir, já que o pedido de "habeas-corpus" contesta a legalidade daquele ato.
Arena vai dividir-se
BRASÍLIA (Sucursal) - A Arena deverá subdividir-se em duas bancadas na Câmara e no Senado, instituindo no Congresso Nacional o sistema já adotado em várias Assembléias Legislativas, onde o partido dispõe, na prática, de duas alas distintas que atendem a mesma liderança mas que assumem posições independentes, votam contra o governo e até apresentam projetos sem ouvir previamente as autoridades do Poder Executivo.
Dos 35 deputados que votaram, semana passada, a favor do projeto que concedia anistia a trabalhadores e estudantes, contrariando a orientação de sua liderança, 16 mostraram-se favoráveis à subdivisão da Arena, entendendo que a criação das sublegendas, patrocinada pelo próprio governo, oficializou uma separação do partido no âmbito regional e que deve ser agora estendida ao Congresso "para torná-lo autêntico.
Grêmio afastado da Taça Brasil
PORTO ALEGRE (SP-TI) - O Grêmio Porto Alegrense, heptacampeão gaúcho, foi eliminado da Taça Brasil, ao empatar sem abertura de contagem, com o Metropol, campeão catarinense, ontem à tarde no Estádio Olímpico. O Grêmio não conseguiu romper o bloqueio da retaguarda do Metropol, e este ainda teve chance de mandar uma bola à trave, por intermédio de Osvaldinho.
Embora o Grêmio estivesse melhor, não se pode negar a segurança da defesa do Metropol e o sistema tático, mesmo defensivo, associando à sua retaguarda, uma poderosa ofensiva nas pontadas e nos contragolpes. Numa dessas quase saiu o gol do Metropol, quando Osvaldinho atirou na trave com Alberto já vencido.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial