sábado, 20 de setembro de 2008

PC francês quer assumir o poder

20 de maio de 1968


Os funcionários do Air France foram persuadidos pela força a aderir à greve dos trabalhadores em transportes, na França. A ocupação de fábricas e minas continuou durante o dia de ontem, parelalamente à tomada de universidades, teatros e uma centena de prédios federais pelos estudantes. O Festival de Cinema de Cannes foi suspenso sine die. O secretário-geral do Partido Comunista francês, Waldemar Rochet, exortou o povo francês a delegar poderes ao PC para a formação de um governo popular democrático.

"Chegou a hora na França dos comunistas assumirem todas as responsabilidades" - afirmou Rochet. A rebelião operária-estudantil contra De Gaulle assume proporções críticas: Paris está semiparalisada, com a greve afetando os setores de minas, transportes - terrestres e aéreos -, indústria e comércio, e já chegando ao interior do País.

Foi pedida a derrubada do gabinete George Pompidou e sua substituição por uma equipe chefiada pelo ex-primeiro-ministro Pierre Mendes-France. Espera-se para qualquer momento, um pronunciamento do presidente De Gaulle sobre a crise.

Futebol gera crise e a CBD pode até intervir

Não há uma solução em vista para a crise e muito falatório se espera logo mais na assembléia-geral. Os ineresses são muitos, todos puxam a brasa para a sua sardinha e quase ninguém pensa na coletividade. Agora, nem se sabe quando acabará o campeonato, certo mesmo é que vai entrar pelo mês de junho, depois da convocação para a seleção. A crise no futebol carioca poderá evoluir ou sofrer uma pequena trégua, esta noite, durante a reunião da Assembléia-Geral, em sessão permanente.

Poderá evoluir se o América apresentar realmente um voto de desconfiança ao presidente Otávio Pinto Guimarães, contrariando os interesses os demais clubes que juraram união numa hora em que a CBD, sentindo a pujança do futebol guanabarino, tentou esvaziá-lo. Sofrerá uma pausa se os dirigentes conseguiram organizar e aprovar uma tabela para as quatro rodadas restantes do returno, atendendo principalmente aos interesses do América, Bangu, Vasco, Flamengo e Botafogo, respectivamente, os dois clubes que lutam pela classificação ao "Robertão" e os três candidatos ao título de campeão da cidade.

Roberto Carlos volta tranqüilo pois casamento valeu

Após uma lua-de-mel tumultuada, em face da ameaça de anulação do seu casamento, já desfeita porém, é esperado esta manhã, no Rio, o cantor Roberto Carlos, que procede de Nova York. O "brasinha" passará alguns minutos apenas no Galeão, seguindo imediatamente para São Paulo, onde a turma da "Jovem Guarda" prepara uma recepção-monstro.

Roberto Carlos passou uma semana em Nova York com sua mulher, Cleonice, depois de ter sido tranqüilizado, por seus advogados aqui no Brasil de que seu casamento na Bolívia foi para valer mesmo. O cantor chegara a comprar passagem para ir casar em Las Vegas, caso as autoridades da Bolívia não confirmassem a validade do primeiro.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial