Assinado decreto que beneficia servidor ocioso
9 de maio de 1968
O presidente Costa e Silva assinou o decreto que oficializa e ampara com vencimentos a falta do que fazer de grande número de funcionários públicos, numa medida que não encontra precedente em nenhum país do mundo. Pelo decreto, o servidor interessado terá de requerer a licença até 1º de junho.
Inicialmente, a medida beneficiará apenas os funcionários da União lotados na Guanabara, dependendo do ministro do Planejamento a extensão do privilégio a outros Estados. Não poderão requerer a licença extraordinária os servidores de carreira técnica, como médicos, engenheiros, dentistas e professores.
Vietcong resiste a ataques norte-americanos
Grupos de Vietcongs cercados estavam resistindo de madrugada às forças governamentais em três reduzidas zonas de Saigon, enquanto tropas e aviões dos Estados Unidos atacavam densas forças comunistas que cercavam a capital. Um porta-voz norte-americano afirmou que as tropas dos EUA e do Vietnã do Sul mataram nos três últimos dias "mais de 2.000 inimigos que tentavam penetrar na cidade".
Forças da 199ª Brigada de Infantaria Ligeira mataram ontem 38 vietcongs a 10 km do palácio presidencial de Saigon, enquanto outras unidades de infantaria norte-americana afirmavam que haviam matado 76 inimigos mais, perto do aeroporto da capital. A sudoeste do palácio, mais 213 combatentes comunistas morreram em violentos combates com tropas norte-americanas que utilizaram artinharia e aviação.
Venda da Fenemê não agrada a ninguém
O ministro Macedo Soares, da Indústria e do Comércio, confirmou, ontem, em Brasília, a venda da Fábrica Nacional de Motores (FNM) ao grupo italiano da Alfa-Romeo por cerca de 35 milhões de dólares.
A transação foi recebida com revolta em alguns círculos econômicos e militares: os primeiros a criticaram com o argumento de que ela aumenta a penetração do capital estrangeiro no País; segundos, endossando a opinião dos setores econômicos, interpretam a venda da FNM como o fim definitivo do projeto de utilização da Fábrica para fins de produção de material bélico, inclusive carros de combate. Condenando a transação, o senador Vasconcelos Tôrres disse não entender a venda logo agora que a FNM começava a se recuperar.
Visita é da Colômbia: Papa não vem ao Brasil
O papa Paulo VI irá à Colômbia no próximo mês de agosto para assistir ao Congresso Eucarístico de Bogotá, mas não estendeu sua viagem a nenhum outro País da América Latina, segundo informaram, ontem, círculos do Vaticano. A viagem do papa está sendo interpretada como de grande valor histórico pois coincide com o engajamento da Igreja na luta contra sub-desenvolvimento.
Durante sua permanência na Colômbia, que não ultrapassará dois ou três dias, Sua Santidade presidirá a Assembléia dos Bispos latino-americanos que integram a Comissão Episcopal para o Continente. O Congresso Eucarístico de Bogotá será realizado de 18 a 25 de agosto, devendo ser encerrado com missa de Paulo VI.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial