domingo, 24 de agosto de 2008

Cassações levantam a oposição

(Manchete da TRIBUNA DA IMPRENSA de 18 de abril de 1968)


O MDB vai abrir frente de luta contra a cassação dos mandatos de oito deputados do partido, solicitada pelo procurador eleitoral. Os senadores Oscar Passos e Josafá Marinho deverão se pronunciar nas próximas horas, denunciando a arbitrariedade da medida. Em Brasília, o procurador foi acusado de querer beneficiar ex-deputados que não se reelegeram. Em São Paulo, o MDB denunciou ao povo uma manobra de setores militares visando a extinguir o pouco que ainda resta de liberdades democráticas no País, inclusive com o fechamento do Congresso e Assembléias Legislativas.

A cassação - de 6 deputados federais e 2 estaduais - seria o primeiro passo para o endurecimento do governo em relação à Oposição. A alegação do procurador - filiação com o Partido Comunista - foi considerada "ridícula" pelos parlamentares acusados, que acreditam será o pedido indeferido pelo Superior Tribunal Eleitoral.

Ministro manda punir matadores de índios

O ministro da Justiça determinou à Polícia Federal que instaure inquérito para apurar responsabilidades criminais na matança de índios por dirigentes do extinto Serviço de Proteção aos Índios. A medida deverá complementar a apuração dos fatos na área administrativa, determinada e já em andamento no Ministério do Exterior.

O inquérito a ser realizado pela Polícia Federal se baseará na conclusão parcial do trabalho do Ministério do Interior que documentou todos os crimes praticados por antigos diretores do SPI, inclusive, os relacionados com o extermínio em massa de algumas tribos, no interior de Mato Grosso e Goias.

"Papa Negro" vê os jovens como grande força

O Papa Negro Pedro Arrupe, Superior Geral dos Jesuítas, criticou aqueles que querem tratar a juventude com violência, e defendeu os estudantes dizendo serem eles a "força dinâmica do progresso". Para o Superior da Companhia de Jesus, a solução para as insatisfações da juventude é combinar seu dinamismo com diálogos compreensíveis e com ensinamentos. O Papa Negro reconheceu como natural a evolução da Igreja diante de certos problemas do mundo de hoje.

"A missão da Igreja é dar maior oportunidade educativa, social e humana" - acrescentou. O Padre Pedro Arrupe se disse interessado em aumentar o trabalho da Companhia de Jesus em nosso País e pediu o apoio do povo brasileiro. Para tanto, deverá demorar cerca de 30 dias no Brasil, reforçando seus contatos com colégios e instituições brasileiras.

Povo levou Barnard ao Galeão

O dr. Christian Barnard viajou ontem para os Estados Unidos depois de cumprir um programa de visita de 4 dias ao Rio. No Galeão a multidão, desejosa de autógrafos, em meio ao embaraço protocolar de algumas personalidades presentes, dificultou o embarque do dr. Barnard, que teve de ser conduzido ao avião quase à força pelo serviço de segurança.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial